É compreensível imaginar que o poder desse momento importante do processo seletivo esteja apenas nas mãos do entrevistador, entretanto, apesar dos números exorbitantes do desemprego no país, acredite, não é fácil encontrar bons profissionais para o preenchimento das vagas.
Sempre falo, nesta coluna, sobre a importância da atualização, da reciclagem, da melhoria do grau de empregabilidade através da educação.
Se apresentar bem para a entrevista de trabalho é fundamental. O candidato à vaga deve, minimamente, saber aonde está indo, se informar sobre a empresa, o que faz, como ela está posicionada no segmento em que atua. Saber sobre o negócio ajuda a entender também, minimamente quais são as necessidades e problemas que essa empresa pode estar passando, principalmente, na sua área de atuação.
Saber com quem vai falar. Muitas vezes, quando a pessoa é abordada para fazer uma entrevista, fica tão nervosa e ansiosa que não pergunta com quem irá conversar. Obter informações do seu entrevistador, assim como certamente ele deve fazer com você, também ajuda. Saber o cargo, o poder decisório que ele tenha dentro do processo.
Recomendações que nunca são demais, e que apesar de tudo, muitas vezes, acontece é não se atrasar para a entrevista. Esteja arrumado, vestido adequadamente para o tipo de empresa e negócio para o qual está se candidatando.
A entrevista é uma via de mão dupla. Por isso mesmo, se prepare para fazer algumas perguntas que ajudem você a entender quais são as expectativas da empresa em relação à aquela vaga, tente saber, através de perguntas o que o gestor espera da pessoa que ocupará essa posição. Você pode e deve fazer perguntas!
Quanto mais cedo você obtiver essas respostas, melhor conseguirá responder e valorizar suas experiências.
Participe da Conversa