Equilíbrio do Feminino: Como encontrar o seu? (parte I)
Se você mulher tem se sentido sobrecarregada, achando que não consegue dar conta de tudo o que precisa fazer, ou que alguma coisa está faltando, mas não consegue identificar o que é, saiba que você não está sozinha. Esses sentimentos de incompletude podem estar relacionados com um desequilíbrio entre as nossas energias femininas e masculinas
Vivemos em uma sociedade que desvalorizou as características naturais do feminino: empatia, gentileza, inclusão, nutrição, criatividade, intuição, confiança, vulnerabilidade e harmonia. Elas eram consideradas frágeis e, portanto, inadequadas para as mulheres da nossa geração, que precisavam conquistar seu “lugar ao sol”. Não queríamos mais ficar apenas em casa. Desejávamos a independência total, direitos iguais, reconhecimento no mercado de trabalho, dinheiro para manter nossos filhos sem depender de ninguém.
Para que pudéssemos dar conta de tudo, fortalecemos a energia masculina que habita em nós e desenvolvemos características como clareza, assertividade, foco, direção, ordem, disciplina e força. Conquistamos muitas vitórias, mas deixamos o feminino de lado, associado à fraqueza.
Agora estamos sendo cobradas de diferentes formas – pela sensação de que não conseguimos dar conta de todos os papéis que nos atribuímos, pelo comportamento autoritário nos relacionamentos, pelo sentimento de que “falta alguma coisa” para que estejamos completas. Não há bem material, viagem ou relacionamento capaz de suprir. As consequências aparecem na alma e no corpo.
Todos nós, homens e mulheres, temos as duas energias – a masculina e a feminina, e elas precisam estar equilibradas. As consequências da supervalorização do masculino ao longo dos séculos foram além das questões individuais. Hoje vivemos em uma sociedade com dinâmicas insensíveis (muitas vezes cruéis), desiguais, violentas e distantes da espiritualidade.
Para que possamos seguir um caminho diferente é fundamental que busquemos o equilíbrio. Não é à toa que algumas das qualidades relacionadas à energia feminina estejam sendo tão exaltadas nos últimos anos, como a empatia e a vulnerabilidade. Mais do que “palavras da moda”, essas qualidades devem ser exercitadas para que as pessoas – e toda a sociedade da qual elas fazem parte – possam curar suas dores e criar um mundo melhor para as próximas gerações.
No meu próximo artigo vou falar sobre as atitudes e o caminho que você pode seguir para restaurar o equilíbrio da sua energia, e quanto esse desequilíbrio afeta o seu relacionamento.
Até Março!
Gostou do artigo? Quer saber mais como encontrar o seu equilíbrio feminino? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Ercília Canali
http://www.erciliacanali.com.br/
Confira também: 8 Características que todo Relacionamento Feliz e de Sucesso tem em comum
Participe da Conversa