Gostaria de compartilhar com você, caro(a) leitor(a), o 2º artigo resumindo uma pesquisa que realizei no ano de 2016. Apresentarei um dos resultados, que é o nível de conhecimento das profissões e o autoconhecimento dos talentos de estudantes do Ensino Médio em virtude da carreira profissional. Para fazer a pesquisa, apliquei um questionário a estudantes de escolas destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM-2014) em Recife, obtendo-se 73 respostas. Em um próximo artigo, compartilharei mais resultados com você.
A escolha do curso de nível superior exige do estudante um elevado conhecimento sobre seus talentos, habilidades e mercado de trabalho. Além disso, constitui uma fase de expectativa e pressão familiar, na qual se faz necessário o apoio da escola. Nesse contexto, surge o Coaching para orientar os estudantes. Por se tratar de um tema emergente, a pesquisa teve como um dos objetivos identificar o grau de autoconhecimento dos jovens sobre a escolha da profissão, bem como evidenciar a receptividade dos professores sobre a utilização do Coaching Vocacional no Ensino Médio.
Dentre os resultados, constatou-se que a escolha dos estudantes é fortemente influenciada pela família (26%) e pelas áreas em ascensão no mercado de trabalho (34,2%). Além disso, 41,1% desses jovens não se sentem seguros em relação à escolha profissional. Paralelamente, 83,3% dos professores afirmaram que os jovens os consultam em busca de orientação profissional. Para 96,3% dos docentes, a escola poderia orientar os estudantes sobre a carreira e 89,9% manifestaram interesse em participar de ações de formação continuada sobre Coaching Vocacional.
Diante do exposto, notou-se a relevância de as escolas procurarem mais informações sobre essa ferramenta de desenvolvimento humano para orientarem os estudantes na escolha profissional, minimizando os índices de evasão no ensino superior e possibilitando que os jovens realizem-se profissionalmente e prestem bons serviços à sociedade.
Até o próximo artigo!
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