O que é ser um bom cidadão hoje em dia? Ir para a faculdade logo depois do colégio, fazer direito caso você goste de humanas, engenharia caso seja de exatas ou medicina se você se dê melhor com biológicas. Caso escolha algo diferente você não vai ser feliz na vida porque não vai conseguir crescer profissionalmente ou ganhar dinheiro o suficiente. O que é dinheiro suficiente? Ou sucesso profissional? Temos que ser sempre o melhor? Melhor pra quem?
Mas começo a achar que a resposta para nossas escolhas, profissionais principalmente, está lá na nossa infância. Quando perguntamos para as crianças o que elas querem ser quando crescerem, qualquer que seja a resposta, a base quase sempre é a mesma: melhorar o mundo. Seja cuidando do cachorrinho ou apagando o fogo de um incêndio. A gente cresce e vê que pode mudar o mundo de outros jeitos, às vezes mais difíceis.
Não estou dizendo que não devemos escolher ou esperar que a resposta venha do acaso. O que estou dizendo é que essa escolha requer um autoconhecimento relativamente alto, para que não seja uma escolha errada e ela atrase o seu desenvolvimento profissional seja qual ele for. E ter esse autoconhecimento aos 17, 18 anos não é uma coisa que se consegue do dia pra noite. Ainda mais quando até as nossas questões biológicas não nos apresentam uma fase tão calma para nos observamos. Essa observação não pode ser feita sem que estejamos em movimento. Ou seja, em nossas escolhas do dia a dia é quando nos observarmos para saber o porquê daquela ação e escolha, não como que roupa vestir num domingo para ir à padaria pegar o pão do café da manhã, mas sim os nossos pontos forte e pontos fracos e decidir em melhorá-los ou não. E como conciliar isso com todo o resto?
Lembra-se da lasanha da sua avó e da namorada da semana passada? Então, como colocá-las em nossa vida e atingir nossos objetivos na escola ou no trabalho, pra quem já está trabalhando? É nessas horas que eu me lembro dos japoneses, da sua disciplina e o Renato Russo concordava com isso “Meu amor, disciplina é liberdade…”. E disciplina também não é uma coisa que se consegue do dia pra noite. Não estou dizendo que temos que ser perfeitos em tudo aquilo que fazemos, mas eu acho que quanto mais procurarmos ter disciplina mais podemos curtir e alcançar nossos objetivos em todas as frentes de nossa vida, não só agora que estamos prestes a passar por um teste importante, mas por toda a vida.
Participe da Conversa