Recentemente a designação “Burnout ocupacional” passou a ser classificada internacionalmente como doença.
Esta doença ocupacional é resultante do estresse crônico no trabalho e, como ela é encontrada com muita frequência, hoje quero compartilhar três modos mindfulness que podem auxiliar você a contornar esta situação.
1. Comunicação honesta e tranquila
O confronto nunca leva a bom termo uma discussão ou exposição de fatos no ambiente profissional, procure ser assertivo(a) porém não agressivo. Sugiro para ter uma comunicação mais serena, as seguintes práticas:
- Quando se tratar de questões tóxicas ou perturbadoras, crie um diálogo entre todos os envolvidos, para que possam se sentir ouvidos e optar por criar uma realidade diferente.
- Quando uma pessoa do grupo faz uma solicitação que não é possível atender, exponha claramente a situação e convide para uma conversa sobre o que é possível. Explicar, oferecer outra solução e convidar ao diálogo aumentam o senso de compartilhamento e colaboração. O ato de se esquivar não é saudável.
- Diga o que você quer dizer com graça, respeito e o máximo de autenticidade possível. Quando você fala de coração, mesmo que outras pessoas não gostem ou concordem com a mensagem, a energia por trás da intenção surge. São fortes as probabilidades de sua honestidade ajudar as coisas a mudarem.
2. Tire uma pausa para meditação
Quando você enfrenta prazos rígidos e um ambiente de trabalho competitivo, tirar um momento para concentrar-se pode parecer impossível, frente às circunstâncias, mas dando à sua mente um breve repouso irá ajudá-lo a voltar ao trabalho mais focado e fortalecido do que antes. Existem na Internet muitas meditações guiadas, de um minuto, que auxiliam em muito nestas situações. Caso tenha interesse, envie uma mensagem informando nome e WhatsApp que retorno com uma meditação guiada para esta finalidade.
3. Diminua seu nível de autocriticidade
É muito comum nos sentirmos como uma fraude. Muitas pessoas têm este mesmo tipo de pensamento em relação a si próprias.
Gasta-se energia desnecessária levando a uma situação estafante, por querer mostrar que tem valor e julgando-se que não é bom o suficiente para ocupar o cargo. Desenvolva a sua autoconfiança, desenvolvendo a sua Inteligência Emocional.
Não seja carrasco de si mesmo, preserve sua saúde física e mental fazendo ajustes ao seu comportamento.
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