Para liderar negócios e pessoas, o primeiro passo é aprender a liderar a si mesmo. Ram Charan desenhou o pipeline de liderança que são as fases que o líder passa na sua jornada. Se autoconhecer, saber gerenciar suas prioridades e principalmente seus comportamentos é a base do pipeline.
De forma prática e sem romance, o líder precisa conhecer seu estilo de liderança e outros estilos; para saber potencializar o que cada membro da equipe tem de melhor para atingir melhores resultados. Mais do que compreender como seu time funciona, é essencial conhecer como pares e colegas funcionam através de suas atitudes para uma troca e crescimento geral do negócio.
Muitas empresas já possuem assessments, ou ferramentas para conhecer seu estilo de liderança. Hoje no mercado, existem boas ferramentas de mapeamento de potencial. A Delloite, fez um estudo com base em 4 grandes estilos de liderança que pode te apoiar a dar um start neste mapeamento.
Os pioneiros são as pessoas que valorizam os talentos, adoram assumir riscos, seguir os instintos. São exploradores que visualizam oportunidades além do que se pode enxergar no curto prazo. Visualizam o todo, detestam o não, regras e ficar apenas no processo.
Os guardiões, por sua vez, precisam da estabilidade, de previsibilidade. Adoram processos, organização e evitam o risco. São pragmáticos e usam de dados e fatos para tomada de decisão. Curtem o planejamento, são atentos a detalhes e são avessos à pressão por resultados.
Os conciliadores são os líderes com foco nas pessoas. Valorizam as relações e acreditam que o resultado se constrói com as pessoas. São diplomáticos, não confrontadores. São empáticos, estimulados por colaboração, mas fogem de conflitos e dar notícias ruins para seu time.
Os condutores, por fim, amam atingir resultados. Adoram o desafio e tomam a iniciativa para conquistar suas metas. Para eles não tem meio termo. Curtem a lógica e dados para agir. São quantitativos, competitivos, amam vencer e detestam falta de foco, indecisão e ineficiência.
A sacada aqui é que o líder não possui apenas um único estilo. Uma coisa é a estrutura de personalidade da pessoa, outra o estilo comportamental que ela possui em determinado contexto. Digo isso, para que o líder não apenas aprenda a se conhecer, como respeitar isso nos seus liderados.
Respeite o estilo do seu par e cresça com ele. Busque o que cada colaborador de sua equipe entende como caminho de tomada de decisão e de forma empática construa os resultados com ele. Não queira que todos pensem e tenham os mesmos comportamentos que você.
Não caia na cilada de querer um time igual a você. Construa um time melhor que você. Com habilidades complementares.
Conhecer seu estilo de liderança e criar um mapa da sua equipe, apoia coletivamente no entendimento das competências e forças de cada um e direcionam as ações de forma assertiva.
Faça este exercício da liderança e compartilhe com outros líderes este aprendizado para um crescimento total do negócio.
Participe da Conversa