Estoicismo e Liderança: O Caminho para o Sucesso na Liderança!
Estoicismo e liderança juntos levam o profissional ao sucesso.
Antes de tudo, é necessário descontruir a imagem do líder como um cargo funcional, para assumir a verdadeira função de um líder que é aquele que influencia para que a equipe atinja objetivos.
O líder vê o fim desde o começo, pois não olha para os obstáculos, mas sim para o alvo e, para que possa influenciar positivamente a sua equipe, deverá necessariamente adotar alguns comportamentos, que podem ser aprendidos com a Filosofia Estoica.
O estoicismo é uma antiga escola filosófica cujas orientações estão sendo empregadas com bastante sucesso por executivos de grandes empresas. O estoicismo tem entre seus pilares, o desenvolvimento de 4 virtudes: a moderação, a sabedoria, a coragem e a justiça. E são exatamente nestes pontos que devemos ter atenção para manter o equilíbrio entre a carreira e a saúde mental e, consequentemente sucesso no exercício da liderança.
Coragem:
“A coragem é a primeira das qualidades humanas porque é a qualidade que garante as demais.” (Aristóteles)
Um líder é um negociante de esperança e com ela vem a coragem para fazer do sonho uma realidade. Sem receios e sem desanimo. Os riscos que são necessários para gerar impacto positivo e fazer o que é certo exigem coragem.
O líder deve ser um modelo de esperança e, sem nenhuma dúvida, um mestre na arte de comandar em situações de crise que somente serão enfrentadas com coragem e visão.
Moderação e Autocontrole:
“Você tem poder sobre sua mente – não sobre os eventos de fora. Perceba isso e você encontrará força.” (Marco Aurélio)
Moderação e autocontrole são capacidades de dominar as emoções e desejos, agindo de acordo com a razão e a virtude. Para os estoicos, é uma virtude essencial que nos permite viver de acordo com a natureza e alcançar a paz interior.
Um líder, que enfrenta desafios diários, necessita das características da moderação e autocontrole, pois influências de pressões externas não podem contaminar a equipe.
Justiça:
“Sem justiça, a coragem é fraca.” (Benjamim Franklin)
A virtude da justiça é a capacidade de agir de forma imparcial, tratando todas as pessoas com equidade e respeito. Para os estoicos, a justiça é a virtude fundamental que nos permite agir de forma ética e respeitar a dignidade de todas as pessoas.
Um líder para que tenha a capacidade de influenciar o seu grupo, necessariamente precisará ser justo, além de demonstrar justiça. Isto gera confiança
Sabedoria:
“O tolo pensa que é sábio, mas o sábio sabe que é um tolo.” (Willian Shakespeare)
Sabedoria é a capacidade de discernir o que é verdadeiro e correto, compreendendo o mundo e seus padrões de causa e efeito. Para os estoicos, a sabedoria é a base de todas as virtudes, pois é a partir dela que podemos entender como agir em conformidade com a razão e com o mundo ao nosso redor.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como influenciar positivamente a sua equipe, adotando alguns comportamentos, que podem ser aprendidos com a Filosofia Estoica? Então, entre em contato comigo. Com certeza será um prazer te ajudar.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: Coloque o Estoicismo em Seu Currículo
Palavras-chave: estoicismo, liderança, o que é estoicismo, os pilares do estoicismo, os 4 pilares do estoicismo, as virtudes do estoicismo, as 4 virtudes do estoicismo
Participe da Conversa