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Exercício de Liderança e Gestão

Liderar é saber olhar o futuro, enxergar possibilidades, inspirar pessoas, construir uma nova realidade a partir do melhor de cada um e saber como unir – pessoas, estratégias para chegar à execução impecável.

Hoje vamos Aprender a Jogar fazendo o Exercício de Liderança e Gestão. O cenário esportivo oferece a todos nós muito mais que fortes emoções. Essa paixão proporciona lições valiosas quando passamos de meros torcedores a aprendizes atentos sobre questões como: liderança, coesão de equipe, competição, cooperação, disciplina, coragem, superação e também sobre como as emoções afetam o desempenho, sobre a busca incessante por resultados e a excelência do corpo da mente e da alma.

Líderes Esportivos iniciam sua trajetória como atletas e chegam à função de Coach, muitas vezes, sem a formação complementar necessária nesse processo de transição. Somado a essa realidade, se deparam com a busca incessante por resultados e isso faz com que se tornem algumas vezes centralizadores e autoritários. Além desses aspectos, a principal tarefa da Liderança se refere à capacidade de unir: Pessoas, Estratégias para chegar a Execução impecável.

Parando para refletir sobre o contexto Organizacional, essa também parece ser uma realidade vivida por Lideres Empresariais, segundo pesquisas (Você SA, 2013).

Para que se tenha uma ideia do tamanho e importância do problema:

  • De 4.400 Executivos Brasileiros entrevistados – apenas 14,5% foram promovidos com a orientação necessária para a nova função;
  • De 50 Diretores de RH entrevistados – 54% acreditam que o novo Líder não tem habilidades suficientes;
  • Entre 20 países pesquisados – O Brasil ficou no penúltimo lugar em relação à função de Liderança e Gestão (perdendo apenas para a Índia).

Essa realidade também vivida por Lideres Empresariais merece nossa atenção e precisa ser modificada. Veja o que diz Ram Charan, o Mestre dos Coaches Executivos/Empresariais: “O desenvolvimento de líderes é prioridade máxima e chave empresarial porque Líderes devem se encarregar de Fazer Acontecer, gerenciando as 3 tarefas-chave: PESSOAS – ESTRATÉGIAS – EXECUÇÃO”.

Jack Welch também destaca: “O comportamento do líder é o comportamento da organização e a base da cultura. Aprendi que precisava de pessoas apaixonadas e com muita vontade de fazer as coisas acontecerem – competir para vencer, enfrentar a realidade, motivar pessoas com estímulos, determinar objetivos que possam ser ajustados, acompanhar e garantir o cumprimento de tarefas”.

Então, é preciso aprender “o que” e “como” fazer para desenvolver as competências da Liderança e Gestão. E “o cara” que tem uma metodologia campeã é Peter Senge, do MIT – Massachusetts Institute of Tecnology.

Senge propõe o Modelo de Aprendizado Continuado “Learning Organization” onde o ponto de partida está em entender que equipes são organizações que aprendem ou indivíduos que aprimoram sua capacidade de criar, no processo de aquisição de novas habilidades, que leva a novas percepções que, por sua vez, redefinem crenças e opiniões, criando assim o ciclo de aprendizado continuo e o líder é o grande “maestro”.

É preciso compreender que Líderes de Alta Performance necessitam além da visão de futuro, de metodologia, um caminho estratégico que os auxilie no “como” chegar lá como uma jornada entre o local em que se encontram e desejam chegar. Por isso, liderar significa… Olhar o futuro, enxergar possibilidades, inspirar pessoas, e construir uma nova realidade a partir do melhor de cada um. E a tarefa mais importante da função do líder está em saber como unir – pessoas, estratégias para chegar à execução impecável. Para tanto, é preciso considerar os quatro grupos de competências:

  • Funcionais (inerentes à função)
  • Negócios (como entender e gerar receita)
  • Gestão (planejar, organizar, liderar, executar e acompanhar)
  • Liderança (chave para ser executivo)

Equipes de Alta Performance são pessoas conscientes de quem só atingirão os objetivos com a participação de todos mesmo daqueles que parecerem menos importantes porque equipes são formadas por habilidades complementares através de esforço coordenado que permite a cada membro maximizar seus pontos fortes e minimizar suas fraquezas e, não há pessoas de menor valor e sim, com funções e atribuições diferentes.

Método Coaching um aliado ao desenvolvimento de lideres e equipes de excelência porque nos ajuda a descobrir sonhos, entender nossas forças e energias, proporciona novas compreensões, causa um grande impacto sobre os outros e nos guia nos passos da aprendizagem e melhoria contínua. É um método poderoso para desenvolver a inteligência emocional e, portanto, cultivar a excelência, segundo Daniel Goleman.

O exercício de liderança e gestão, portanto, pode ser considerado o diferencial competitivo na busca incessante por resultados e melhoria, dentro e fora das arenas esportivas, especialmente nos momentos em que a importância da partida encontra a incerteza do resultado – “hora da verdade” – que define quem se consagra na competição ou quem fica fora dela. Por isso esse é um que deve ser levado a sério.

Pense nisso e até nosso próximo encontro!!!

Suzy Fleury Author
Suzy Fleury é Psicóloga (CRP 06/24888-4 – IUP/1985), Pós Graduada em Marketing (Escola Superior de Propaganda e Marketing – 1989), Fundadora da Academia Emocional (1991), Ministra Palestras, workshops e Cursos (desde 1991), Trabalha com as melhores Equipes esportivas do Brasil (1993), Membro da Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Futebol (1998 – 2000), Autora do Livro Competência Emocional (Ed. Gente, 1998), Mestre Psi Esporte (U. Autônoma Madri e Comitê Olímpico Espanhol, Reg.27472 – 2005), Especializada em Psicologia Cognitiva (Instituto de Terapia Cognitiva, CFP 013/07 – 2008), ICC – International Coaching Certification Training (Lambent, Reg.4289 – 2008), Profa. Miami Ad School/ESPM SP e RJ – Liderança e Inteligência Emocional (2013), e Membro da ICF – International Coaching Federation (2014).
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