Muitos discutem se esta visão mais humanista na Gestão de Pessoas realmente se aplica nas empresas modernas e uma pergunta recorrente nas discussões sobre o assunto é: Existe espaço para compaixão nas empresas atuais?
Normalmente a resposta a esta pergunta é um sonoro NÃO se entendermos o significado de compaixão pelo senso comum que é piedade, pena, dó. Etc..
Compaixão está relacionada com a percepção e entendimento das emoções que o outro está sentindo, porém com o forte desejo de auxiliar os que sabem menos ou que estão em uma situação de desconforto.
As empresas sem compaixão têm uma atmosfera de insegurança no ar e não são os melhores lugares para trabalhar.
Onde há compaixão existe confiança, excelência e sucesso, porém se ela for colocada em prática em excesso, provocará desamparo, mediocridade e fracasso. Não é muito fácil dosar a medida certa, mas existem alguns critérios:
- Pessoas que não têm compaixão ou que acham que ela é desnecessária não irão levar você a sério se quiser tratá-las com compaixão. É necessário um trabalho prévio com elas;
- Leve a compaixão e auxilie aqueles que entendem, sentem falta dela, mas não conseguem evoluir ou produzir mais satisfatoriamente;
- Não use a compaixão em empresas que de certa maneira punem a honestidade, a transparência e as inseguranças. Por outro lado, pelo cenário que observo, estas empresas entrarão em sérias dificuldades em um futuro próximo.
Talvez surja a dúvida: Na minha equipe, a quem devo tratar com compaixão?
Em minhas atividades de Coaching/Mentoring costumo lembrar que a compaixão deverá ser estendida a todos, mas dê preferência àqueles que:
- Travam lutas pessoais, dentro ou fora da empresa;
- Têm conflitos de personalidade;
- Por algum motivo vivem inseguros com suas próprias emoções;
- Vivem em constante incerteza;
- Que desejam realizar uma tarefa, mas se sentem sem conhecimento ou habilidade;
- Que se sentem deslocados.
E aos líderes costumo lembrar que devem ter as seguintes posturas:
- Liderar com compaixão não é para qualquer um. É necessário ter um bom autoconhecimento;
- Traga para perto de você os que, mesmo com dificuldades no trabalho, apresentem um comportamento ético significativo;
- A segunda chance é para ser dada;
- Cuidado com a sua comunicação, ela deve levar bondade em seu conteúdo;
- Coloque-se no lugar do outro e veja também sob a visão dele;
- Deixe a raiva e o mau humor em algum lugar esquecido, não ande com elas;
- Lembre-se que você já passou por isso;
- Seja prestadio.
Ter compaixão nos tempos bons é fácil, exercite-a durante as turbulências!
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