Todos nós sempre ouvimos aquele velho conselho dos nossos pais que sempre diziam: “Crie um elefante dentro de casa, mas nunca crie expectativas”. Não é? E, de certa forma, é comum as pessoas tentarem não elevar as expectativas sobre algo que vão fazer nas suas vidas para, assim, evitarem a dor de uma eventual derrota no futuro.
Vamos, então, desconstruir essa ideia. Criar expectativas deve sim ser algo bom. O que devemos fazer, de fato, é saber como lidar com as possíveis decepções das batalhas perdidas para, assim, mantermos o foco na vitória da guerra toda.
Somos empreendedores por natureza. Sim, mesmo você que trabalha como CLT ou PJ e não pensa em abrir um negócio é um empreendedor. Empreendemos pela carreira e pelo sucesso próprio. Veja só:
Você, por exemplo, pode querer obter uma Certificação em TI para subir na Carreira de maneira mais rápida. Você pode querer melhorar seu networking ao relacionar-se com novas pessoas da sua área de atuação… ou pode mudar seu mindset para trabalhar sempre proativamente, sem ficar reclamando das pedras no caminho dentro da sua rotina de trabalho. Tudo isso nasceu do seu “eu empreendedor”.
Empreender não está relacionado apenas a ter um negócio próprio. E, sempre que começamos algo visando evolução, estamos criando uma boa expectativa do futuro. E ela nos move nesse sentido, nos faz caminhar, agir e projetar algo melhor para nossas vidas.
E se não fosse assim? Imagine não criar estas expectativas. O mundo seria completamente cinza e você nunca teria a vontade de subir na vida, pois sem expectativas você não toparia o desafio.
Vamos olhar para o copo sempre meio cheio. Empreender na própria carreira ou fora dela deve conter um certo grau de expectativas. Porém não tire os pés do chão pelo bem da sua própria saúde. Faça as coisas ponderadamente para que o seu próximo passo não seja maior do que a sua perna.
E, nessa caminhada, é claro, existirão quedas, tropeços e machucados. Porém, é nosso papel trabalhar até que tudo (ou pelo menos a maior parte) dê certo e fiquemos satisfeitos com as nossas conquistas.
Aí então chegará o momento em que traçaremos novos planos, para novos degraus e, com toda certeza, teremos uma bela história para contar.
Foco no resultado. Gere o bem e deixe que ele faça a sua parte, pois tenho certeza que você estará fazendo a sua.
Até a próxima!
Rodrigo
Participe da Conversa