Nós somos pessoas complexas, cheias de objetivos, atividades, emoções e planos. Some a isso uma rotina de trabalho intensa, trânsito, conflitos internos e externos, amigos, família, compromissos pessoais e profissionais. Não vamos esquecer da autocobrança (que às vezes é muito forte), o medo, o stress e a falta de paciência. O resultado sou eu, é você e cada uma das pessoas que está ao seu redor neste momento.
E todas essas pessoas (incluindo você) possuem objetivos de vida para cumprir. Seja comprar um apartamento, um carro, viajar, subir na carreira, entregar um projeto. Não importa. Atingir estes objetivos custa nossa dedicação e, em algum ponto do caminho, vão existir coisas que nós não vamos querer fazer.
Infelizmente, cumprir nossas metas de vida não é algo possível de se fazer em apenas uma semana. Então, pra chegar lá precisamos saber lidar com os desafios e, também, precisamos saber manter o foco e a força de vontade em tudo o que nos propusermos a levar pra frente.
Foco e força de vontade não são as únicas coisas necessárias para atingirmos nossos objetivos, porém, sem elas, nossas vidas ficarão muito mais difíceis. Então, ficam aqui 3 hacks para você conseguir manter o seu foco e a sua força de vontade em alta na maior parte do tempo.
Vamos lá?
Hack #1: Faça as coisas mais importante primeiro
Assim como ir à academia, desenvolver o foco e a força de vontade é algo que leva tempo e treino. Então, antes de começar, saiba que não é fazendo isso apenas uma vez na vida que tudo vai acontecer magicamente na sua vida, ok?
Quanto menos você quiser fazer algo, menos força de vontade você vai ter para, de fato, fazer o que precisa ser feito. E, normalmente, essas coisas são as mais importantes e que dão mais trabalho pra gente.
Então, elimine-as logo do seu caminho. Faça primeiro as coisas mais importantes. Procure fazê-las quando você está mais energizado para que tudo caminhe da melhor forma possível. Assim você terá mais prazer em fazer as coisas após isso porque o peso da entrega “chata” já foi tirado dos seus ombros.
Se a tarefa for muito complexa e precisar ser dividida, tudo bem. Separe os blocos de trabalho e faça isso da forma como foi dito. Assim você verá seus esforços sendo recompensados bem rapidinho.
Hack #2: Desenvolva Hábitos
Agora você já sabe como começar a trabalhar para ter mais foco e força de vontade. Porém, você ainda tem o desafio de conseguir manter isso ao longo do tempo. Aristóteles já disse que “nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.”. E esse é o mal do século: querer mudar tudo em 10 minutos e achar que isso durará para sempre.
Então, construa hábitos que vão te levar à excelência. Estabeleça rotinas dentro do seu dia que vão te ajudar a completar suas atividades com sucesso e qualidade. Por exemplo:
- Quer render mais no trabalho? Toda manhã crie um checklist de atividades mais importantes a serem entregues (olha o hack #1 aí);
- Quer falar inglês? Aproveite seu tempo no trânsito e coloque uma aula em áudio para ir ouvindo enquanto vai ao trabalho;
- Quer aprender a negociar? Estude técnicas de negociação por 20 minutos diários e teste estas técnicas durante o dia.
Estabelecer estes hábitos produtivos vai fazer com que você consiga manter o foco e a força de vontade ao longo do tempo porque, como tudo na vida, construir coisas boas leva tempo.
Se você der um passo por dia, ao final do ano serão 365 passos dados. Ou seja, você, um passo por vez, terá feito uma longa caminhada de desenvolvimento pessoal em apenas um ano.
Hack #3: Premie-se
Este é o combustível para seguir caminhando! A cada meta atingida ou a cada milestone premie-se para que a caminhada seja prazerosa. Faça um agrado para si mesmo e para quem está ao seu lado no dia a dia, ou seja, envolva todos no seu objetivo para que o sucesso seja geral.
Você vai perceber que a alegria da comemoração, mesmo que simples, te encherá de boas energias para seguir trabalhando, mantendo o foco e a força de vontade em tudo.
Pense positivo sempre.
É claro que em todo caminho existem pedras e que nós podemos tropeçar nelas sem querer. Isso é parte da vida. Porém congelar por medo de cair só vai fazer você viver uma vida onde todos ao seu lado conquistam enquanto você apenas olha a banda passar.
Eu tenho certeza que você consegue atingir o objetivo que quiser. É só decidir e dar o primeiro passo.
Te vejo andando por aí! 🙂
Rodrigo
Participe da Conversa