Experiência do Colaborador: O papel importante dos BPs de RH nesta jornada!
Dentro do conceito da “Experiência do Colaborador”, a finalidade Estratégica, é acompanhar todas as interações que um Colaborador (funcionário) tem durante sua trajetória em uma Empresa considerando, portanto, a “lente” e a percepção do próprio Colaborador.
E partindo dessa ótica, o RH já entendeu que “Colaboradores” mais satisfeitos e que são reconhecidos em suas necessidades, representam a diminuição de taxas importantes tais como o turnover (rotatividade) nas Empresas. Refletindo na melhora do clima interno e, por conseqüência, estendendo e refletindo esse grau de importância e satisfação quando interagem e atendem os “Consumidores”. Dessa forma, tal prisma de satisfação tem beneficiado a reciprocidade mais saudável dessas interações.
Mas claro, isso não se iniciará sozinho dentro das Organizações. O que se percebe é que as Organizações que possuem a posição de Business Partners de RH bem consolidada, participando ativamente e com proximidade, acompanhando as reações internas das várias Equipes, podem atuar como catalisadores das reações. Além disso, ao mesmo tempo, podem funcionar como “radares”, antecipando sinais de instabilidade. E insatisfações internas que possam estar causando variações inóspitas na “temperatura” do clima favorável interno dentro das respectivas áreas.
Mas uma pergunta se torna necessária:
O que torna, concretamente, Colaboradores mais satisfeitos e confiantes, mesmo em momentos desafiadores e instáveis?
Um ponto chave dessa questão está amplamente relacionada à qualidade e à relação positiva entre o trabalho e a vida cotidiana destes Colaboradores. Onde as compensações possam ser equilibradas, e em momentos de estresse, essa reposição e regulação do bem-estar já vivido traga maior apoio e elasticidade para tratar possíveis instabilidades que surjam, com maior flexibilidade. E, os fatores que trouxeram segurança ou menor desequilíbrio, se tornam colunas mais sustentáveis para ampliar a sensação de estabilidade. Atuando nos sistemas que equilibram o emocional e a superação de possíveis crises, podendo, portanto, acioná-los e tendem a responder de forma mais efetiva.
Quando os BPs se conectam como apoiadores dessa Jornada que estimula boas experiências para os Colaboradores, por meio de reuniões e abertura para debates construtivos, essa liberdade de poderem se expressar, fortalece a autoconfiança e espontaneidade, percebidas com boa receptividade e empatia.
Todo o investimento que o RH fizer na Comunicação aberta, na escuta ativa e empatia, promoverá um ambiente mais amigável. Isso tenderá a estimular atitudes de respeito e admiração por parte de seus Colaboradores em relação à Empresa.
Programas preparados para desenvolver e potencializar competências de seus Colaboradores têm estimulado o fortalecimento de pontos fortes e de constantes melhorias no resultado geral da performance da Empresa. Fortalecendo as marcas que se destacam no mundo organizacional.
Quando os resultados, de fato, se diferenciam de modo relevante e promissor agradam muito os que Colaboraram a esse alcance. Isso então será evidenciado através da “celebração”, que traz um sentimento muito gratificante de pertencer.
E isso tem sido uma vivência das mais estimulantes nas Organizações que já testaram, praticam e valorizam o apoio às melhores experiências percebidas por seus Colaboradores.
Gostou do artigo? Quer saber mais o que torna, concretamente, Colaboradores mais satisfeitos e confiantes, mesmo em momentos desafiadores e instáveis? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Fátima Farias
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