Feedback como ferramenta de evolução no trabalho
Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como por exemplo: Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica.
Além de tudo, Feedback é uma ferramenta para ser usada e fazer parte do processo de trabalho, ajuda a melhorar posturas e atitudes, mas pode causar danos se não utilizada de forma adequada.
Algumas regras são importantes para utilizá-la, a saber:
Pontos Principais
1. Ser ético
Ser verdadeiro – postura que leva em conta a atitude.
Não é a minha opinião de como o outro está fazendo – isso é palpite.
Falar na primeira pessoa de como “eu” percebo o outro.
O verbo deve ser no presente – a verdade do que eu percebo. Usar verbos de ação e atitude: eu penso, eu sinto, eu analiso, eu considero, eu vejo….
Aquilo que não tenho certeza não falo porque “eu acho”.
2. Ser afetivo
Afetar significa tocar o outro.
Dentro do Feedback existem pontos que não vão satisfazer o outro positivamente.
Usar caminhos que atinjam a pessoa, algumas coisas positivas e outras negativas – o outro pode sentir medo ou raiva – são defesas.
Todo ser humano é autorreferente, quando eu falo de outra pessoa ela tem que ser a sua referência.
Não partir do pressuposto que todo mundo é aberto para mudanças.
Através da afetividade, fazer o outro indivíduo sentir a positividade para que abra as portas para a mudança.
3. Ser descritivo
Usar todas as palavras necessárias para explicar, ser claro e objetivo.
4. Ser específico
Evitar termos que levem a julgamento de valor – tratar o assunto da forma como é, o fato em si.
5. Ser focado
Definir previamente o foco da conversa é necessário um planejamento anterior.
Não julgue o funcionamento do outro pelo seu.
Veja como é a pessoa e de que forma vai afetá-lo (tocá-lo) para vir ao encontro e ouvir o que tem para dizer.
6. Ser oportuno
Caso não se sinta confortável em conversar com a pessoa, peça para outro fazer, mas se não tiver quem o faça prepare-se para ser isento.
Quando vai dar uma notícia e está sofrendo por isso, gera um clima negativo.
Quem dá o Feedback :
- estabelecer contato – honesto e ético, comece pelos pontos positivos;
- apresentar o tema – o assunto sobre o qual vão falar;
- pedir uma autoavaliação de quem vai receber o Feedback ;
- apresentar os pontos a aprimorar – possíveis mudanças;
- voltar ao presente – estimular a vontade de crescer.
Quem recebe:
- entrar em contato com honestidade;
- relaxar e abrir-se;
- ouvir atentamente;
- anotar;
- questionar para esclarecer qualquer dúvida;
- organizar em “positivos” e “negativos” os pontos citados;
- fazer plano de ação e /ou marcar outro encontro para avaliar o andamento do processo;
- fazer juntos um plano de ação.
Neste momento onde o trabalho à distância está preponderando, é fundamental que seja feito o Feedback de forma regular porque isso garante maior interação dentre colaboradores e líderes.
Gostou do artigo? Quer saber mais? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Natalia Marques
Psicóloga, Coach e Palestrante
http://www.nataliamantunes.com.br/
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