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Foco, propósito e uma vida melhor!

Seja em uma intervenção de Coaching ou como consultor, é preciso ajudar o cliente a definir o foco do negócio e, com isso, ficará mais simples para ele entender os propósitos envolvidos, como pessoa e para o negócio.

Eu não sei quanto a você, estimado leitor, mas é impressionante a quantidade de pessoas que vejo assumirem-se com competência de Coach executivo ou de negócios, tendo experiência profissional limitada. Há uma corrente de estudiosos em Coaching que não coloca isso como critério fundamental, porém não é o que a maioria dos contratantes aceita. Talvez, para se desenvolver em Coaching e ganhar experiência, antes de partir para contratos em megacorporações, caberia aprender mais no universo do empreendedor individual ou microempresa, onde riscos e desafios são mais compatíveis.

Seja em uma intervenção de Coaching (ou em uma intervenção como consultor), há uma pergunta inicial que é quase um padrão: “qual o tipo de negócio que você quer construir?”. Parece óbvio, mas há um problema básico que atinge empresas de todo o porte e, em especial, as micro e pequenas empresas. Alguns empreendedores desistem de lutar quando estão perto da falência, sem se darem conta de que o problema central está na falta de uma direção, um rumo, um caminho. E o cenário vai ficando perigoso demais…

Um negócio começa a passar por dificuldades e o empresário decide abrir outra linha de atuação para compensar o primeiro, conseguindo com isso duplicar problemas e angústias. E aí chegam o terceiro e o quarto empreendimento, fazendo jorrar dinheiro para fora na forma de custos e investimentos, sem adequado e sólido caminho para rentabilizar o dinheiro investido em algo mais próximo de uma fantasia do que de uma realidade. Se perguntar ao empresário: “Como é que esses novos negócios ajudarão em sua vida?”… a resposta será difícil, vaga, como que a desconversar sobre o assunto. Isso se ele não cair em silêncio profundo.

Para entender como esse empresário trouxe seus negócios ao estágio complicado atual, é preciso começar pela descoberta do que ele é e do que quer ser. O que acontece com a maioria dos pequenos empresários (mas não exclusivamente), é que a “vida ocupada” faz com que se esqueçam por que eles decidiram fazer algo (e fazem tudo automaticamente, sem critério ou noção do que vão construir). O objetivo pessoal começa a se confundir com o objetivo das empresas e a vida vira uma roda-gigante.

O Coach precisa ajudar o cliente a definir o foco do negócio e, com isso, ficará mais simples para ele entender os propósitos envolvidos (como pessoa e para o negócio). Ao fazer isso corretamente, os clientes certos ficarão e os clientes estressantes sumirão. O empresário precisa acreditar que os clientes certos são aqueles que aparecem em sua vida antes mesmo de serem procurados, enquanto os errados devem ser tratados de forma a nem mesmo procurarem pela empresa. O estresse diminui, os lucros crescem e a vida fica melhor se você descobrir quem você realmente é o que pretende fazer. Com foco e propósito.

Qualquer que seja o tipo de experiência do Coach, ele não pode abrir mão de questionar um cliente a partir desse ponto central. Mas sua experiência (e competência geral) são absolutamente essenciais para saber o que fazer com a resposta do empresário, ou mesmo com o silêncio que dominará a sala…

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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