“Não consulte seus medos, mas suas esperanças e sonhos. Não pense sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não desenvolvido. Não se preocupe com os fracassos, acredite naquilo que você ainda realizará.”
(Papa João XXIII)
Li e reli esta mensagem do Papa João XXIII. Ela traduz todo nosso potencial, força, coragem e esperança. Todos nós somos capazes de realizar muito mais que julgamos possível. É nisto que temos que acreditar! Temos que desenvolver e fortalecer a autoestima.
A autoestima é formada na infância e adolescência, e tem como base e influência a família e a cultura e está ligada aos nossos talentos. É preciso e urgente que dediquemos um tempo para nos conhecermos melhor, para identificarmos nossos dons e habilidades. Muitas pessoas, ao serem interrogadas sobre o que fazem de melhor, param, pensam, olham, e finalmente dizem: Não sei.
Elas precisam, neste momento de ajuda para poderem desenvolver um olhar interno em busca de seus maiores tesouros.
Quero agora saber sobre você!
Quais são os seus talentos? O que você faz muito bem? O que você realiza por um período que não vê o tempo passar?
Ao focar nos seus pontos fortes, no que realiza bem, com certeza, sente e percebe a elevação de sua autoestima, porque ela está relacionada com a sua capacidade de fazer algo em particular e bem feito. Ela está ligada à sua performance.
Para ter expertise na sua atividade, um programa de educação contínua em aspectos específicos de sua carreira ou negócio será bem-vindo e fará com que você se sinta com poder e confiança. Você irá se comprometer com aprendizagens para tornar seus talentos, como eu chamo, em super talentos. Elevará sua autoestima.
Ao sentir-se competente e valiosa, vai aumentar o seu desejo de trabalhar e aprender a usar o tempo de forma eficiente.
A pessoa que conhece e respeita os seus dons pessoais buscará e aceitará de bom grado as oportunidades que se apresentarem para utilizá-los.
Como executiva, quais pontos fortes, aqueles que você já identifica, contribuem para o seu diferencial? Comunicação, liderança, organização, planejamento estratégico, relacionamentos, negociação..?
Aprimore-os e aprimore-os sempre, assim como faz um pianista ou um cientista de destaque. Participe de cursos, leia muito sobre o assunto, busque as novas tendências, enfim dê atenção aos seus talentos.
Você experimentará ser autossuficiente, independente, capaz. Perceberá que é o centro de sua vida. Passará a respeitar-se, valorizar-se, considerar-se competente e assumir que tem valor e que merece ser levada em consideração.
O sentimento de amor por si começará a desabrochar!
Amar-se para estar de bem consigo e poder amar e transformar pessoas, compreendendo-as, tornando as relações efetivas e satisfatórias. A pessoa que aprende a relacionar-se efetivamente com os demais terá grande capacidade para satisfazer suas necessidades sociais e pessoais durante o resto de sua vida.
A autoestima traz confiança. Você ultrapassará obstáculos com segurança e coragem para atingir seus objetivos. Não dependerá da aprovação dos outros.
Passará a pensar e a dizer: “Eu quero. Eu posso. Eu consigo”.
Este artigo foi útil para você? Gostou? Compartilhe-o com os seus amigos!
Deixe um comentário logo abaixo. Ficarei muito feliz!
Abraços e até a próxima!
Participe da Conversa