Fragilidade Emocional: Você se sente uma Pessoa Emocionalmente Frágil?
As pessoas emocionalmente frágeis têm dificuldade em gerenciar as emoções difíceis e apresentam algumas características comuns, a saber:
- Simples preocupações são suficientes para desestabilizarem-se;
- Momentos de tristeza levam a sentimentos de autocrítica e se culpam por tudo;
- Uma pequena situação de irritação produz horas ou dias de raiva e instabilidade emocional.
Se você tiver um melhor relacionamento com as suas emoções, então você será mais resiliente e consequentemente sofrer bem menos com aquilo que hoje chega a tirar o seu sono.
Veja algumas dicas para você trabalhar a sua fragilidade emocional, a saber:
1. Em vez de lutar contra o que acontece, acolha.
Não devemos desejar que a realidade seja diferente, mas sim aceitá-la tal como é.
Normalmente lutamos contra aquilo que não está ao nosso alcance.
Aprendemos na infância ou já ouvimos: Seja feita a Tua vontade – Não importa se chamamos Deus, Natureza ou Universo, apenas devemos reconhecer que existe, de fato, algo maior do que nós, e que não controlamos tudo o que acontece ao nosso redor.
A arte da aquiescência se trata da aceitação voluntaria de acontecimentos externos.
2. Prepare-se para o dia: Rotina matinal
“Ao se levantar pela manhã, diga a si: Vou encontrar intrometidos, ingratos, ególatras, mentirosos, ciumentos e excêntricos. Todos eles são afligidos por tais calamidades porque não distinguem a diferença entre o bem e o mal.” Marco Aurelio – Filosofo e Imperador Romano
Uma das rotinas mais importantes é reservar um tempo para olhar para dentro de si, examinar e então refletir. Pessoalmente tenho tal rotina duas vezes ao dia: ao acordar e antes de pegar no sono. Pela manhã então faço essas reflexões após um período de meditação. Algumas vezes em meio à essa meditação.
O Filosofo Epiteto ensinava ensaiar pela manhã e revisar o seu progresso à noite.
Pela manhã faça a si mesmo algumas perguntas, a saber:
- O que falta ainda para eu me livrar das emoções negativas?
- O que preciso para alcançar a tranquilidade?
- Quem sou eu?
3. Tenha um modelo
Uma estratégia que podemos adotar é contemplar um modelo de comportamento, de modo que possamos nos avaliar em relação a ele.
Esse modelo não precisa ser real, mas podemos criar um modelo hipotético que seja virtuoso, sábio e bom – um ser humano perfeito. Ele deverá ter uma vida fluída, em perfeita harmonia consigo e com toda a natureza.
Esse ideal fictício sempre dará uma direção, uma estrutura e conferirá, de fato, consistência às nossas ações. Em todas as situações mais difíceis, quando não sabemos o que e como fazer, então devemos nos perguntar: O que o meu “Sábio” faria? Isso nos dá tempo de reflexão, impede de reagir sem pensar, permitindo que assim continuemos no leme das nossas ações para escolher a nossa reação possível.
Esse deve ser, por exemplo, o comportamento de todos os cristãos: O que Jesus Cristo faria? Como Ele reagiria? Estou sendo uma imitação do Cristo?
Marco Aurélio, o Filosofo e Imperador Romano nos ensina nas suas meditações:
“Dê uma olhada no princípio que governa as pessoas, especialmente no caso dos sábios, do que eles fogem e o que eles buscam.”
Essas dicas são fundamentadas na Filosofia Estoica e sugiro que a busque para uma vida mais plena.
Se precisar de orientação ou literatura sobre o assunto, deixe aqui o seu comentário.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a fragilidade emocional? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: Busque em Você a Solução para os Seus Problemas!
Participe da Conversa