Compartilhe
Quer você goste ou não, a era exponencial chegou. Mudanças constantes, incertezas, volatilidade a cada instante. Uma coisa é fato: os profissionais precisam sair da zona de conforto, caso contrário, não irão decolar nas suas carreiras.
Novas habilidades entram em cena e você é chamado a desenvolvê-las para estar antenado com o contexto à sua volta.
Mas como não vacilar e se posicionar como um ótimo profissional do futuro? Cuidado com estes gaps na sua jornada profissional:
- Mas sempre foi assim. O mundo não comporta este tipo de postura. Foi feito sempre assim, mas como pode mudar e fazer ainda melhor?
- Achar que tudo é mais difícil e só reclamar. É o chamado mindset fixo. A sua configuração mental vai determinar os seus resultados. Atitudes que mais bloqueiam ideias e possibilidades, mais te afastam de oportunidades de crescimento.
- Falta de empatia. Mais do que se colocar no lugar do outro, precisamos aprender a entender a necessidade das pessoas e dar espaço para ouvir o outro lado, por mais que esteja errado. Sempre há um espaço de troca e aprendizado mútuo na relação com o outro.
- Comunicação violenta. Assertividade é diferente de sincericídio. Compreender os canais de comunicação das pessoas, e a forma como você constrói a sua mensagem é responsabilidade sua para a total compreensão do seu ponto de vista.
- Ausência de colaboração. O mundo é conectado e em rede. Networking e troca são as palavras que vão te abrir portas na sua carreira.
- Pecar na inteligência emocional. Busque compreender suas emoções. Autoconhecimento é a chave para você gerenciar momentos de stress e instabilidade.
- Querer carregar o mundo nas costas e não executar nada. Priorização e organização são essenciais para você dar conta de todas as demandas. Busque por hábitos produtivos para melhor qualidade de vida e de suas ações profissionais.
- Ficar esperando as pessoas para desenvolvimento de sua carreira. Protagonismo é a sacada top para você decolar. Autorresponsabilidade pelos seus atos te faz ampliar sua visão.
- Encare erro como aprendizado. Ame feedback. Erre o quanto antes para visualizar as oportunidades de crescimento. Quem tem medo de errar, fica limitado e é atropelado pela inovação. Como posso melhorar 1% a cada dia?
Pense sempre: como posso aprender ainda mais? O que já mando bem e posso aproveitar estes talentos para novas possibilidades? Se você travar, peça ajuda para as outras pessoas. A era exponencial pede visões compartilhadas, fica a dica.
Aline Gomes Author
Aline Gomes tem mais de 25 anos de experiência em Recursos Humanos, Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Atuação em RH Estratégico de Negócios no Brasil e América Latina na Ambev, Philip Morris, Accenture e Bridgestone. É psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão, Liderança e Inovação. Tem 5 certificações em coaching. Foi sócia da Escola Conquer, CEO da Conquer In Company, unidade para empresas de treinamentos corporativos. Hoje fundadora da Limonada (http://www.alimonada.com.br). Um hub de soluções corporativas que oferece treinamentos e consultoria para catalisar mudanças nas pessoas e empresas.
Participe da Conversa