Gestão da Carreira, como realizar?
Carreira é uma palavra de origem do latim, carraria, e significa curso, trajetória.
Quando pensamos em trajetória, podemos dizer que ela não precisa ser linear e interrupta, correto?
Antigamente, era comum as pessoas iniciarem e concluírem sua vida profissional em uma única ou pouquíssimas empresas, seguindo uma carreira linear e crescendo gradativamente, muitas vezes, pela experiência vivencial e tempo de casa.
Mas hoje, as pessoas entendem a carreira de modo mais amplo e dinâmico, como um caminho que pode ser mudado e aperfeiçoado continuamente.
O caminho que cada profissional irá percorrer em sua carreira dependerá de fatores internos e externos.
Fatores internos são aqueles que dependem exclusivamente do profissional, ou seja, suas crenças, valores, objetivos, momentos da vida, escolhas, aptidões, atitudes… Já os fatores externos, podemos citar as estratégias e situações da empresa, do mercado, cenário político e econômico, empatia e simpatia das pessoas que trabalham com você…
Temos autonomia apenas com os fatores internos. Neste caso, a decisão de realizar a gestão da sua carreira, depende apenas de você, por isso não espere isso do seu gestor ou da empresa na qual trabalha!
O mercado está altamente competitivo exigindo cada vez mais dos profissionais, não só competências técnicas, mas também competências emocionais.
Como definir o caminho a ser percorrido e seu plano contínuo de desenvolvimento?
O primeiro passo é investir no seu autoconhecimento, que facilitará você seguir para o segundo passo que é identificar as áreas de atuação, cargos e atribuições que mais se aproximam do seu perfil e objetivos.
Perfil podemos dizer que é um conjunto dos traços da sua personalidade, conhecimentos, habilidades, comportamentos, crenças e valores. E objetivos é o que se deseja conquistar, fazer, ser…
Uma vez identificado seu perfil e objetivos você poderá definir se gostaria de seguir uma carreira com trajetória mais linear, onde escolhe uma área e investe todos os recursos e energia para atingir a maior hierarquia desta profissão, ou uma carreira com trajetória em diversas experiências profissionais desempenhando diversos papeis e funções, onde se trabalha por propósitos diversos e não por um cargo apenas.
O ideal é alinhar a sua carreira com seus sonhos, objetivos de vida pessoal e profissional. Mas lembre-se: nada impede você de, em algum momento da sua vida, mudar a rota da sua trajetória.
A carreira é algo pessoal e intransferível. Somente você poderá decidir o que é melhor para você.
Definindo-se o que quer, entramos na etapa de como conquistar. Nesta etapa deve ser levantando os requisitos necessários para tais cargos e atribuições, as empresas nas quais você gostaria de atuar, quais competências você já possui e quais faltam desenvolver ou aperfeiçoar, quanto de tempo, dinheiro e recursos você tem disponível para seu desenvolvimento, além de profissionais, instituições, livros, conteúdos na mídia e onde você poderá realizar seu desenvolvimento.
De posse de todas as informações, agora é só partir para o planejamento das ações, realizando um cronograma onde você irá agir e acompanhar os resultados e quando necessário realizar os ajustes para que seus objetivos sejam concluídos conforme suas metas estipuladas.
Agora concentre-se no seu foco, na ação necessária e comemore todos os resultados conquistados!
Um ótimo, próspero e feliz 2020 para todos nós!
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
Confira também: Como a boa imagem e a reputação de um profissional podem influenciar no sucesso de sua carreira?
Participe da Conversa