Gestão de Carreira em Moda
Veja dicas de profissionais da área sobre como construir uma Carreira em Moda
Por Carolina Ferraz para #trendings com a colaboração de Adriana Gomes
Diretor de gestão do Grupo Malwee, diretor comercial do Grupo Hope e a coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM deram dicas sobre como construir uma carreira em moda durante ‘Fashion Digital Day’, realizado pela ESPM
Todo profissional estabelece metas quando entra no mercado de trabalho e a moda não fica fora disso. Durante a terceira edição do evento ‘Fashion Digital Day’, realizado de forma online pela ESPM, Adriana Gomes, coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM, Carlos Eduardo Maia, diretor de gestão do Grupo Malwee, e Elton Deretti, diretor comercial do Grupo Hope, falaram sobre esse assunto e deram algumas dicas sobre como gerir uma carreira no mercado da moda.
Carreira
Os profissionais da área explicam que a carreira precisa ser construída a partir de metas individuais. As empresas podem contribuir para que esses objetivos sejam realizados de alguma forma. No entanto, o plano de carreira é algo pessoal e deve ser pensado, conforme as expectativas de cada um. “Carreira é você trilhar uma jornada”, afirma Deretti. “O sucesso é relativo, ele varia de pessoa para pessoa. Você precisa definir o que você quer. A partir disso, você começa a construir a sua carreira”, completa.
Maia também reforça que o autoconhecimento é muito importante nesse processo. “Você precisa ter convicção de qual é o seu objetivo profissional”, menciona. Por outro lado, Adriana relembra que essa construção é marcada por fases e prioridades que podem mudar com o passar do tempo. “As pessoas têm pressa de chegar ‘lá’, seja ‘lá’ onde for. Mas não dá para pular etapas”, diz. “Os objetivos vão mudando, porque a gente também muda em relação ao trabalho”, adiciona.
Mercado
De acordo com os especialistas, o mercado de moda é dinâmico e repleto de oportunidades. “O mundo da moda tem administrativo, financeiro, RH, tem toda a construção de marca, de estilo e de produção”, explica Maia. “O dinamismo dela existe, porque a gente lida com toda a população e com o gosto individual de cada consumidor.
A potencialidade dela é enorme, ela não é estática”, reflete o diretor de Gestão do Grupo Malwee. “É uma indústria como outra qualquer e, como business tem todas as outras áreas de negócios”, acrescenta Gomes. “A moda é um mundo de muita criatividade e de muita inspiração. Tem uma questão de tendência e de glamour, eu diria. No entanto, por outro lado, também é um mundo cada vez mais profissional”, descreve Deretti.
Competências
Na opinião dos profissionais, quem trabalha com moda precisa ter, principalmente, curiosidade e comprometimento. Se manter atualizado, fazer networking, e compartilhar ideias e conteúdos com os colegas da área também é essencial. “A sua reputação vem do que outro diz sobre você”, afirma a coordenadora da área de Carreira e Mercado da ESPM.
Para os especialistas, nesse processo de construção de carreira, os aprendizados são contínuos e os feedbacks são fundamentais para o exercício de autoconhecimento. “Trabalhar em equipe não é uma habilidade, é uma estratégia”, menciona Deretti. “Não tome o feedback como uma ofensa ou uma agressão e ignore aquilo. Se a pessoa está te dando uma orientação para te ajudar a evoluir, ela está cuidando de você. E se ela está fazendo isso, é porque ela gosta de você e confia no seu potencial. Absorva isso de coração aberto”, aconselha o diretor comercial do Grupo Hope. “Julgar não é o problema. O problema é o que você faz com o julgamento”, completa Maia.
(*) Carolina Ferraz Rodrigues é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Com experiência na Editora Globo – Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Grupo Bandeirantes de Comunicação – Terraviva. É Repórter no Núcleo de Conteúdo da ESPM.
Link original da matéria: #Trendings
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como construir uma carreira para trabalhar com moda / fashion? Ou sobre o Fashion Digital Day da ESPM? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Adriana Gomes
Mestre em Psicologia Social e do Trabalho
https://www.vidaecarreira.com.br
Confira também: Quando é hora de buscar um cargo de gestão?
Participe da Conversa