Gestão Empresarial: Você sabe o que vem por aí?
Nesta retomada de publicações na plataforma Cloud Coaching, vou plagiar a mim mesmo. Afinal, depois de breve período sabático, retornei e comuniquei mudanças no Espaço do Coach, que passou a ser chamado de SUCESSO EM GESTÃO: estudos e pesquisas. E, passados poucos dias, venho comunicar também as mudanças no espaço O mundo VUCA do Coaching e da Mentoria, que passa a ser chamado de GESTÃO EMPRESARIAL: o que vem por aí.
Até agora, sempre buscamos explorar (e explicar) o mundo de transformações intensas e disruptivas em que vivemos. Um mundo que, de fato, gera desafios pessoais e profissionais bem diferentes dos padrões conhecidos do passado. Usamos como referência do nosso trabalho o chamado mundo VUCA e, agora em 2022, quinzenalmente o espaço GESTÃO EMPRESARIAL: o que vem por aí continuará com essa viagem, mas com mais liberdade nas especulações sobre o futuro à nossa frente.
Em tempos onde até mesmo uma guerra (esperada ou inesperada) surpreende o mundo todo, em que um acontecimento rapidamente tem os seus desdobramentos e impactos, o gestor precisa estar preparado para encontrar os melhores caminhos na solução dos seus problemas e na gestão de riscos. E você leitor, caso tenha interesse em relembrar ou pesquisar postagens do espaço O Mundo VUCA do Coaching, o conteúdo permanecerá disponível. Neste contexto, qual a razão da mudança que estou realizando?
Há um tempo era útil utilizar-se da sigla VUCA para descrever um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Então, depois, com o passar do tempo, a sigla assumiu a letra H (VUCAH). O que para um grupo significava hostil e para outro grupo de estudiosos reforçava a hiperconectividade. Não satisfeito, então outro grupo criou a sigla BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible) para fazer frente ao mundo VUCA(H) da pós-pandemia.
E assim hoje encontramos profissionais e lideranças na procura de conteúdos abordando os vários aspectos da gestão. Seja esta voltada a projetos, pessoas, negócios ou recursos em geral (materiais e financeiros, por exemplo).
As pessoas desejam encontrar modelos e fórmulas que possam servir de inspiração aos seus casos em particular, todas querendo chegar ao sucesso, sem exceção. Então, a contribuição que pretendo dar, daqui para frente, terá olhar especulativo. Fará uma viagem pelo mundo de transformações intensas e disruptivas em que vivemos. Espero então você para me acompanhar na viagem que vai bem além dos conceitos, hoje associados a siglas, como por exemplo: VUCA, VUCAH ou BANI.
Fique ligado, avise os seus amigos e começaremos retomando uma postagem recente que publiquei. Com ela, quero então inaugurar o GESTÃO EMPRESARIAL: o que vem por aí. Acesse e reflita bem sobre este estudo que tem tudo a ver com os princípios de gestão e liderança mais modernos: Tendências Tecnológicas Estratégicas do Futuro!
Até a próxima postagem!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o que vem por aí na GESTÃO EMPRESARIAL? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Um forte abraço!
Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br
Confira também: Tendências Tecnológicas Estratégicas do Futuro!
Participe da Conversa