fbpx

Gestão por Competência: Um Caminho Eficaz para Entregas e Performance

Descubra como a gestão por competência impulsiona entregas e performance. Crie um Plano de Desenvolvimento Individual eficaz e aprenda a desenvolver as habilidades essenciais para obter resultados de qualidade e alcançar o sucesso

Gestão por Competência: Um Caminho Eficaz para Entregas e Performance

Gestão por Competência: Um Caminho Eficaz para Entregas e Performance

O surgimento do termo competência deu-se por volta da década de 1970 por David McClelland, ao comparar inteligência com competência, no decorrer do tempo, as principais mudanças na gestão de pessoas no contexto dinâmico, ao apontar quais eram as competências (iniciativa, criatividade e autonomia) de um trabalhador, que o foco da gestão de pessoas era o desenvolvimento (desenvolvimento individual com base no desenvolvimento organizacional) e a importância das pessoas ao contribuir com o sucesso da organização (relevância do comprometimento do indivíduo com os resultados da empresa).

E cada vez mais num contexto dinâmico e volátil surge então a gestão por competência, um método para definir que o conjunto de conhecimentos, habilidade e atitudes específico fazem parte de uma competência.

Competência é constituído pelos pilares do conhecimento, habilidade e da atitude. De acordo com Chiavenato, conhecimento é o saber. É o conjunto de conhecimentos e aprendizados; a habilidade é o saber fazer, é colocar em aplicação o conhecimento adquirido e assim fazer uso deste. E, por fim, a atitude que é saber fazer acontecer, querer atingir os objetivos, agregar valor e obter a excelência.

Uma vez implantado a metodologia de gestão por competência, fica mais fácil de encontrar a pessoa certa ao realizar o recrutamento e seleção, desenvolver de acordo com o contexto organizacional, reconhecer e promover com o seu progresso.

Os dois tipos de competências são conhecidas como duras (hard) e as brandas (soft). As duras (hard skills) são porque precisam de conhecimento técnico e normativos. Por outro lado, as brandas (soft skills) são aquelas que determinam estilos comportamentais, difíceis de padronizar.

De acordo com Sabbag:

“Em análise superficial, as competências de cunho técnico são duras, enquanto as relacionais são brandas. O pensamento racional objetivo determina competências duras, a sensibilidade e intuição – e a subjetividade – predomina nas competências brandas. Nas competências duras predominam os conhecimentos facilmente explicitáveis, enquanto nas brandas predominam os tácitos.

Gestão por Competência: Um Caminho Eficaz para Entregas e Performance
Fonte: Quadro entre Competências Duras e Brandas (SABBAG, 2018 – pág. 37)

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é o plano que têm por propósito o monitoramento das competências hard e/ou soft que estão no foco de desenvolvimento bem como o prazo.

Abaixo, exemplificamos o desenvolvimento de uma competência, a saber:

Gestão por Competência: Um Caminho Eficaz para Entregas e Performance

Tão importante quanto planejar é importante também definir claramente o processo de desenvolvimento da competência:

  • Específicas: seja detalhista na descrição da competência;
  • Indicadores: evidências das habilidades que, de fato, compõe a competência;
  • Escala: seleção de níveis ou graus (iniciante, intermediário ou avançado).

Então agora, você já tem o conceito e um plano de como fazer seu desenvolvimento e da sua equipe. Portanto, faça uso para não cobrar somente resultados, mas sim, o desenvolvimento das competências. Porque dessa forma, você conseguirá obter qualidade nos resultados e performance de cada pessoa.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Gestão por Competência e ter um caminho eficaz para entregas e performance? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Grande abraço,

Mayra Soares
https://www.linkedin.com/in/mayra-soares
https://www.facebook.com/mayra.dasoares

Confira também: Golden Circle: Invista Energia na sua Equipe pelo Propósito

 

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 16 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Criadora do Programa de Autoconhecimento Viagem Interior: Descobrindo Quem Sou, Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduada em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo, RH Trabalho e Aprendizado e Coaching para Mulheres.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa