Golden Circle: Invista Energia na sua Equipe pelo Propósito
Um dos maiores desafios da liderança é o engajamento da equipe em torno dos objetivos em comum. É natural trazer métodos, rotinas e formas de gestão, no entanto, os líderes não investem energia no foco que aciona a automotivação e engajamento das pessoas: a construção de hábitos pelo propósito.
Simon Sinek é o criador da teoria “The Golden Circle” (círculo de ouro), tornou-se uma referência no desenvolvimento de líderes ao ministrar uma palestra no Ted Talks sobre o tema em 2009, no qual inspirou líderes a começar pelo seu “Por quê?”, relacionando essa teoria com estratégias de grandes empresas como, por exemplo: Apple, Martin Luther King e irmãos Wright.
No seu livro “Comece pelo porquê – como grandes líderes inspiram pessoas”, Sinek define:
“O Círculo Dourado acha ordem e previsibilidade no comportamento humano. Em outras palavras, ele ajuda a compreender por que fazemos o que fazemos. O Círculo Dourado fornece uma evidência convincente de quanto podemos alcançar se nos lembrarmos de começar tudo o que fazemos perguntando primeiro por quê.” (Simon Sinek, 2018, pág. 41)
O Círculo de Ouro (The Golden Circle) é uma metodologia que orienta o líder a começar pelo propósito, também chamado Causa Justa, na qual tem o poder de inspirar seus liderados a engajar-se na proposta e construírem resultados que possam perpetuar. Isto é possível por meio dos três círculos a elaborar de dentro para fora: Por quê? Como? O quê?
Douglas Silva, em um artigo no Blog Zendesk traz exemplos de empresas que usam a metodologia para inspirar seus liderados, a saber:
Natura
- Por quê: somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.
- Como: a forma que expressamos nossa paixão é promovendo, de fato, o bem-estar das pessoas consigo e com os outros.
- O quê: por meio de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.
Nike
- Por quê: nós começamos as coisas. Apenas faça!
- Como: inovamos em equipamentos esportivos para que você seja o melhor.
- O quê: por meio de tênis, roupas, e acessórios esportivos de qualidade.
- Por quê: para organizar os mundos e assim torná-los universalmente acessíveis.
- Como: criando algoritmos.
- O quê: serviços da web, aplicativos, sistema operacional para computadores e smartphones.
Coca-Cola
- Por quê: compartilhe um sabor refrescante que combina com comida e experiências.
- Como: criando uma receita flexível que pode ser usada em todo o mundo.
- O quê: uma bebida suave.
Espero que este artigo contribua com o seu papel de líder para, de fato, engajar sua equipe para alcançar performance e constância por meio do propósito.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o círculo de ouro (The Golden Circle) e como investir energia na sua equipe pelo propósito? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Grande abraço,
Mayra Soares
https://www.linkedin.com/in/mayra-soares
https://www.facebook.com/mayra.dasoares
Confira também: Minha Carreira: Como Escolher a Profissão?
Participe da Conversa