Um ano termina e outro começa, mas a necessidade do trabalho em equipe permanece. É justamente da coesão de uma equipe que dependem os resultados e o bom andamento dos negócios. Então, chegado o final de mais um ano, além das comemorações tradicionais, esse é o momento de falarmos um pouco sobre a importância dos talentos, competências, atributos de cada integrante de uma equipe. No dia a dia a pressão dos compromissos, das metas, dos projetos a serem desenvolvidos nem sempre dá espaço para reconhecermos a importância da atuação de cada profissional.
Quando penso na gratidão que devemos ter para com a equipe que nos acompanha, percebo que essa gratidão é uma forma de estimular nossa visão. Passamos a enxergar melhor as capacidades e virtudes das pessoas que, mais do que meros colaboradores, são companheiros na luta por uma vida melhor, por um mundo melhor. Às vezes, no ambiente profissional, podemos esquecer que as vitórias e conquistas da empresa ou dos negócios só foram possíveis graças ao fato de que cada um investiu todo o seu potencial, tornando viáveis tantas realizações. Não são vitórias de uma empresa abstrata, mas de um grupo de pessoas reais, de carne e osso, cujo mérito deve ser reconhecido e ressaltado.
O valor de uma equipe e de cada pessoa que a integra é tão relevante que decidi compor um livro com o título “Obrigado, equipe”. Ao transitar por empresas de tantas regiões no Brasil e também no exterior, percebi a necessidade das organizações e gestores “furarem” a rotina e agradecerem às pessoas pelo esforço de fazer o melhor, e de, sendo o que são, procurarem aperfeiçoar-se a todo momento! E com isso colocamos em prática o respeito à diversidade, ao diferente, ao contrário!
Tratar com quem pensa como eu, pode até ser momentaneamente confortável, mas não me faz crescer. Uma equipe com ideias heterogêneas é muito mais difícil de coordenar, porém, muito mais produtiva se soubermos legitimar cada membro como um legítimo outro. Se por um lado uma equipe homogênea pode ser rápida, harmoniosa e tranquila, também corre o sério risco de ser pouco inovadora, pouco ousada e pouco produtiva. Neste contexto é muito importante não confundir diferenças pessoais com simpatia ou antipatia. Agradecer pelas diferenças é um excelente caminho para o crescimento.
Temos a forte tendência de gostar dos semelhantes e rejeitar os diferentes e, por isso, é importante ficarmos atentos às escolhas. Escolher um comportamento em detrimento do outro pode gerar perdas, entre elas, a perda da oportunidade de se conhecer e se desenvolver como ser humano. Ter em sua equipe uma pessoa que você não tem tantas afinidades, e agradecer por isso, pode parecer uma afirmação sem propósito, mas certamente é uma grande oportunidade para alargar a sua visão e os seus negócios.
A diversidade de talentos, competências em uma equipe é muito importante. Se você analisar com cuidado esta questão, chegará à conclusão que pensamentos e atitudes iguais conduzem para os mesmos caminhos, enquanto pensamentos e atitudes divergentes abrem os leques das oportunidades. Reflita um pouco mais sobre isso em:
Link Original: https://www.youtube.com/watch?v=wTBeV8jjrtA
Participe da Conversa