COMO SE INSERIR NESSE NOVO CONTEXTO E NO NOVO MODELO DE MERCADO
Oi empreendedores(as), estamos vendo surgir com cada vez mais força o que eu chamo de Nova Era de Negócios. Apesar das diferentes definições criadas, em síntese, podemos dizer que nossos negócios precisam estar direcionados para gerar impacto positivo na vida de nossos clientes e sociedade. Se os negócios tradicionais têm como maior objetivo o lucro, os empreendedores e negócios da Nova Era fazem do lucro o meio necessário para transformar a realidade de todo o ecossistema.
Nesse sentido, há um fenômeno corroendo muitos empreendedores(as) e empresários(as). Como se inserir nesse novo contexto e no novo modelo de mercado e vendas?
Esse passo exigirá de nós uma evolução… a evolução empreendedora para a Nova Era de Negócios. Você constata isso, pois é cada vez maior a quantidade de conteúdo disponível sobre o assunto.
Albert Einstein disse:
“O aprendizado não é apenas um produto da educação formal, mas sim a tentativa por toda a vida de adquiri-lo”.
A reflexão que faço sobre essa frase é que todos nós devemos levar para a vida que: Sempre devemos aprender. Mesmo com muitos anos de experiência como empreendedor, empresário e até mesmo executivo (intraempreendedor) é só olhar para o lado e ver quantos dos seus amigos e familiares estão “perdidos” no reposicionamento de suas empresas e negócios.
Para não ficar dúvidas olha essa pesquisa divulgada pelo jornal Estadão no final do ano passado: “Executivos sem noção do mundo digital já são substituídos em grandes empresas. Entre presidentes e altos executivos, só 22% receberam uma avaliação positiva no teste sobre transformação digital. Olha só… quase 80% desses caras grandes que você vê em revistas e etc não têm noção sobre como se encaixar na nova economia.
Se isso acontece com eles, imagina com a gente, meros mortais buscando a prosperidade de nossos negócios.
Sei que as mudanças estão cada vez mais rápidas e, por isso, nós empreendedores devemos ser flexíveis, adaptáveis, ter estratégias, metodologias que nos levem a esse processo de evolução e profissionalismo. Os maiores empreendedores estão sempre aprendendo, crescendo e se dedicando a criar ambientes nos quais suas empresas, times, clientes e beneficiários também possam crescer juntos.
O que aconselho é: pare de tentar ler tudo que aparece pela frente. Tem muita coisa por aí. E convenhamos, você provavelmente está sempre ocupado e com foco nos seus resultados.
Você não precisa abandonar tudo que é. Esquece esse lance de começar do zero e não importa quantos cursos de empreendedorismo você já fez, pois sempre haverá algo novo a ser aprendido.
Então reflita, seja brutamente honesto com você mesmo e busque a evolução empreendedora que será necessária para a Nova Era de Negócios, pois este artigo é sobre Darwinismo empreendedor.
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. – Charles Darwin
Até o próximo artigo!
Glauco Vega
https://www.instagram.com/glaucovegaoficial/channel/
Confira também: Você está pronto para a nova era de negócios?
Participe da Conversa