Se for verdade que o “ano só começa depois do Carnaval”, parece que o Ano de 2017 só vai começar para valer agora.
Claro que esta frase pode ser meio exagerada, pois o ano começou há dois meses, no dia 2 de janeiro, para que tenha atividades profissionais e responsabilidades.
Só que por detrás desta frase e sobre o período de Carnaval, temos um hábito assustador que afeta a todos e à economia em geral.
Qual hábito? O Brasil, literalmente, parou por causa do Carnaval, uma semana antes da Festa de Momo. E fica parado até o domingo pós Carnaval.
Curtir o Carnaval ou o feriadão é sadio e necessário para a cabeça e saúde.
Parar no feriadão e Carnaval é esperado. Estar num ritmo mais lento na quarta-feira de cinzas, sempre foi normal. Agora, criar o hábito, que o Brasil todo tem, de parar uma semana antes do Carnaval e só voltar na semana seguinte, é uma habito bem negativo para a economia e para quem deseja trabalhar normalmente.
Na verdade, hábitos nocivos são muito perigosos na nossa vida. Estes hábitos negativos podem atrapalhar nossa vida pessoal e/ou profissional.
Se uma pessoa tem o hábito de só falar mal dos outros, fazer fofocas ou ficar de olho na vida do vizinho, não terá tempo de prosperar, de pensar na sua carreira e cuidar da sua vida. E no final vai reclamar que nada de bom ocorre na sua vida. As portas não abrem. As oportunidades não passam na frente dos seus olhos.
Hábitos nocivos são velhos hábitos e padrões que vão fazer as portas das oportunidades não abrirem.
Como querer algo novo se o velho hábito nocivo predomina? Será que estou inventando? Vamos analisar alguns casos:
- Como querer que entre mais dinheiro na sua vida, se você acredita que dinheiro faz mal?
- Como atrair um novo amor se você fala que não merece amar ou não esquece o ex-namorado que já está com outra?
- Você fala que deseja oportunidades para crescer na profissão, mas não muda o hábito de chegar atrasado ao serviço ou só reclama que trabalha demais?
- Reclama que sempre é mandado embora de empregos, mas o motivo sempre são erros que você comete, por exemplo.
- Reclama que não aparecem boas oportunidades de trabalho, mas seus velhos hábitos fazem você só olhar para trás ou recusar novidades.
A lista de exemplos e os casos só mudam a roupagem.
Enquanto boa parte dos brasileiros continuar com o velho hábito de que o ano só começa depois do Carnaval, estes brasileiros vão perder ótimas oportunidades na vida.
Todos os dias, temos portas e mais portas de possibilidades na nossa cara. A cena é muito clara. Imagine-se numa avenida de muito movimento onde os automóveis passam bem rápido na sua frente. São centenas de carros passando na sua frente a cada segundo. Agora troque os carros pelas portas de oportunidades. Sentiram quantas oportunidades você tem à sua frente todos os dias?
Só que poucos alcançam e abrem estas portas, pois muitos vivem no passado ou estão presos em velhos hábitos.
Mudança é necessária. Um velho hábito nocivo pode mudar para um hábito positivo.
Cabe a você mudar.
As Oportunidades estão à sua frente e uma porta só se abre para quem toca nela.
Ótimo 2017!
Participe da Conversa