Hard Skills para conselheiros de alta performance
Você pretende ser um conselheiro de empresas e organizações? Você sabe o que é preciso para ser um e qual o seu papel?
De acordo com a Professora Cristina Reis, pensar em ser um conselheiro de empresas e organizações, é necessário responder às seguintes perguntas:
- O que te motiva ser um conselheiro?
- Eu sou o conselheiro que a empresa busca ou necessita?
- O quanto sou resiliente?
- Qual o número ideal de conselheiros em uma empresa?
- Quais são as hard skills necessárias para se tornar um conselheiro de alta performance?
Num mundo agitado que vivem as organizações e as pessoas, buscando novas oportunidades de atingir suas metas e vender seus produtos e serviços, o papel de conselheiro é visto hoje, como de vital importância para empresas, privadas, S.A. ou limitadas, familiares, e porque não empresas de médio e pequenos portes.
Os conselheiros trazem em sua bagagem, experiências que agregam valor às organizações, e têm hard skills necessárias para ajudar as organizações na sua evolução e adequação que o mercado de hoje exige das empresas e pessoas.
Mas qual o papel de um conselheiro?
Função altamente estratégica para a competitividade, longevidade e responsabilidade organizacionais (ESG), onde o conselheiro atua nas empresas e dá direção, apoiando a empresa, abrindo caminhos, e ritmo estratégico.
Para ser um conselheiro de empresas e organizações, é preciso conhecer todos os seus deveres como de proteger, de ser leal, obediente, bem como saber fazer críticas em todos os processos que precisam de ajustes.
Não basta só saber seus deveres, precisa ter desenvolvido e continuar desenvolvendo as competências (Hard Skills) necessárias para atuar como conselheiro, como por exemplo: formação acadêmica; certificações; experiências em cálculo estatístico, projeções, etc., como também informática (ERP, CRM, pacote Office), idiomas e operações de máquinas e equipamentos.
Além dessas já citadas precisam de várias outras importantes que são adquiridas ao longo de sua carreira e desenvolvidas, a saber:
- Experiências em formação e/ ou participação em conselhos ou holding familiar;
- Fusões, aquisições, divisões e vendas;
- Sucessão e internacionalização;
- Planejamento estratégico;
- Orçamento;
- Negociação, vendas e MKT;
- Processo tributário;
- Finanças;
- Relacionamento com sindicato e órgãos governamentais;
- Reestruturação e equipes (Liderança);
- Processo trabalhistas;
- Gestão a distância de equipes multiculturais.
No final de tudo, somos chamados para aumentar a geração de valores das organizações.
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Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/
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