fbpx

Histórias sobre Mudança de Carreira que podem ser parecidas com a sua!

Se você já cogitou mudar de carreira, certamente não está sozinho. Muitas pessoas passaram por situações parecidas, ou estão, nesse momento, passando pela mesma situação.

Se você já cogitou mudar de carreira, certamente não está sozinho. Muitas pessoas passaram por situações parecidas, ou estão, nesse momento, passando pela mesma situação.

Por isso, selecionei algumas histórias de pessoas que optaram pela mudança de carreira:

#1. Porque Anderson deixou a carreira de estatístico para escrever

O Anderson atuava com análise de dados e estatística, mas sempre gostou de escrever.  A escrita não era um hobby, mas sua grande paixão e motivação.

Assim, quando a oportunidade de ser um escritor freelancer apareceu, ele não tinha certeza se poderia largar tudo e escolher essa nova carreira, mas Anderson procurou ajuda, antes que a oportunidade passasse e decidiu dar esse grande passo em busca da mudança.

Hoje Anderson continua trabalhando como freelancer e se sente recompensado.

#2. De secretária executiva a viajante

Rose era secretária executiva de uma multinacional. Segundo ela, se sentia bem, era bem tratada, mas queria algo a mais, porém, não sabia o que era.

Em uma de suas férias fez um cruzeiro e ficou maravilhada. Decidiu que queria viver várias vezes essa experiência de liberdade e felicidade e, quando retornou, procurou ajuda para planejar a sua nova carreira.

Em 18 meses, Rose conseguiu se desligar da melhor forma possível de seu antigo emprego e se candidatou à uma vaga numa grande empresa de transatlânticos.

Sua experiência anterior como secretária executiva ajudou a conseguir uma posição na coordenação dos concierges. Atualmente Rose passa 8 meses ao ano no mar.

#3. De advogada para empreendedora

Ana Cláudia era advogada de sucesso. Trabalhava em um dos 10 maiores escritórios de advocacia do Brasil e estava crescendo na profissão, sendo cotada para assumir a cadeira de advogada principal de uma área importante.

Nesse meio tempo, Ana Cláudia ficou grávida e descreve como se um filme passasse em sua cabeça. Ela não sabia como seria a sua vida após a maternidade e não sabia se gostaria de deixar de ver o filho crescer para cuidar da carreira.

Durante a licença maternidade, Ana Cláudia procurou aconselhamento e acabou decidindo que o caminho seria empreender.

Em 18 meses fez o Empretec do Sebrae, saiu do seu antigo emprego, montou um plano de negócios e, abriu uma creche para mães executivas.

A ideia era tratar o filho das executivas da mesma maneira que ela gostaria que tratassem o filho dela, hoje com 4 anos, numa escola, em uma creche ou escolinha.

#4. Mudança não tem idade: a história do chef Tadeu

Muitas pessoas acreditam que a mudança de carreira tem uma hora certa e uma idade. Ledo engano. Vamos ver a história do Tadeu.

O Tadeu era diretor comercial em uma construtora. Faltava pouco mais de 3 anos para que ele pudesse converter o seu plano de aposentadoria privada em rendimentos quando descobriu o quanto odiava acordar cedo às segundas para ir trabalhar.

No auge dos seus 62 anos, pensou que pudesse ser a idade e que estava ficando cansado, porque trabalhava desde muito jovem.

Essa inquietação foi aumentando. Tadeu estava cansado da rotina de 30 anos na mesma construtora.

Ele descobriu isso quando deu conta que mesmo exausto, quando chegava em casa cozinhava alegremente para sua esposa e 3 filhos. Quando o mais novo chegava da faculdade sempre tinha um prato especial esperando por ele.

Foi aí que Tadeu percebeu que o seu problema não era a idade, mas sua carreira.

Nos 3 anos que faltavam para se aposentar “oficialmente”, Tadeu fez o curso tecnológico de gastronomia em 2 anos, desenvolveu um plano de negócios e investiu em seu próprio restaurante.

Hoje, com 70 anos, Tadeu diz que não pensa em parar.

Algumas dessas situações são familiares a você?

Como disse, não é só você que pensa em mudar de carreira ou está insatisfeito com a sua posição atual.

A mudança de carreira é algo natural. Muitas vezes, o processo de amadurecimento, nossos gostos e opiniões mudam e, assim, mudamos nossas ambições também.

Seja você um jovem universitário recém-saído da faculdade ou um profissional prestes a se aposentar, a mudança sempre é possível se bem planejada e tomada de acordo com as motivações corretas.

Os nomes dessas histórias são fictícios. Mas as histórias são reais. Se você estiver se sentindo como esses 4 profissionais, não hesite em pedir ajuda.

Adriana Gomes é Mestre em Psicologia – UNIMARCO, pós-graduada em Psicologia Clínica, Psicóloga, (CRP 30.133), Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community. Carreira de 25 anos nas áreas organizacional e clínica (Psicoterapia, Orientação de Carreira). Ex-vice-presidente do Grupo Catho, empresa onde atuou como Headhunter, Executive Search e Outplacement atendendo empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM – Centro de Orientação de carreira para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas. Atuou como Professora do Instituto Pieron de Psicologia Aplicada no curso de Especialização em Orientação Profissional. Membro da ABOP – Associação Brasileira de Orientadores Profissionais. Autora dos Livros: Tô Perdido! Mudança e Gestão da Carreira editora Qualitymark – 2014 e Mudança de Carreira e Transformação da Identidade LCTE 2008. Atualmente colunista do Jornal folha de S.Paulo na seção Negócios e Carreiras, Colunista de Carreira da Rádio Bandeirantes – Coluna Carreira em Foco, foi colunista e colaboradora no portal EXAME.com, Blogueira dos sites HSM e Click Carreira, palestrante e Diretora do site www.vidaecarreira.com.br.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa