Senhores, aconteceu de esta postagem cair bem no dia e mês do meu aniversário (só não vou dizer a idade para não assustar os leitores). Sou um escorpiano bem assumido, nos seus defeitos e qualidades, e sei que a data de hoje foi (e é) referência de fatos marcantes na História.
Entre as figuras notáveis que nasceram nesse dia podemos citar o explorador inglês James Cook (1728), o compositor italiano Niccoló Paganini (1782), o presidente americano Theodore Roosevelt (1858) e o escritor brasileiro Graciliano Ramos. A data também é referência da fundação de municípios que merecem ser citados e parabenizados: Afonso Bezerra (RN); Macaíba (RN); Mairinque (SP); Mombaça (CE); Nova Alvorada do Sul (MS) e Quixadá (CE).
Alguns acontecimentos que mudaram a História do mundo são celebrados em 27 de Outubro. Entre eles estão a descoberta de Cuba por Cristovão Colombo (1492); a assinatura do Tratado de Fontainebleau, que abriu as portas para Napoleão introduzir tropas no território espanhol (1807); a declaração de guerra do Brasil à Alemanha, três anos após o início da Primeira Guerra Mundial (1917); a assinatura do ato institucional nº 5, que extinguiu os partidos políticos brasileiros (1965); a iniciativa do Papa João Paulo II, que levou as principais lideranças religiosas mundiais à Itália, para rezarem pela paz mundial (1986); a descoberta de uma nova galáxia, 60 vezes maior que a Via Láctea (1990) e as primeiras eleições gerais de Moçambique, após a guerra civil que matou 600 mil pessoas (1994).
Como vemos, a data de 27 de Outubro pode ser “apreciada” sob várias perspectivas. Porém, aproveitando o embalo da minha motivação pessoal, eu quero trazer duas importantes contribuições ao que podemos esperar para o futuro da nossa sociedade. Uma delas, é que a data passou a ser aceita como o Dia Mundial de Oração pela Paz. Claro, não fiquemos limitados a um conceito pequeno de “Paz”, como algo que se pede pela oração, espera-se alcançar e pouco se contribui para isso.
Precisamos adquirir a consciência de que a paz estabelece-se primeiro no nosso interior, como prática cotidiana, a começar pela libertação dos desejos e do consumismo desmesurado. A oração pela paz quer contribuir com a energia positiva universal, mas que só se reforça pelo exemplo individual, todos os dias. Principalmente, pelo exercício pleno do bem maior do ser humano: o exercício da liberdade. Pela palavras sábias de Buda, “a paz vem de dentro de você mesmo, não a procure à sua volta”.
A segunda contribuição que eu quero trazer, associada à data de 27 de Outubro, está no fato de celebrar o Dia Nacional da Juventude. Especialmente, em 2015, o 30º aniversário assume o lema A juventude construindo uma nova sociedade,que busca fortalecer e estimular a contribuição positiva dos jovens na construção de uma nova forma de convívio entre as pessoas. Independentemente das crenças religiosas do leitor, vale a pena pensar em quanto podem ser positivas para os brasileiros as ações de conscientização social e espiritual para a nossa juventude, as novas comunidades, as congregações e grupos de trabalho com educação, famílias e adolescentes.
Finalizando, pode-se perceber que a mesma data histórica de 27 de Outubro marca conflitos e harmonia, atos de paz e de guerra. Porém, neste espaço dedicado aos coaches, o que vale mesmo é celebrar esse momento especial e a expectativa de que, a partir da relação com os clientes, a espiritualização da paz e a construção de uma nova sociedade possam estar a nascer todos os dias.
Um caminho, não o único, é construirmos uma corrente positiva que una cada um de nossos clientes à premissa de valorizar o ser humano, os seus melhores valores e a harmonia plena de gênero, raça e crenças. Pode ser difícil, mas merecemos todos nós praticar essa tentativa. Só a esperança de um dia se conseguir avançar, pelo menos em parte, já é meu grande presente!
Participe da Conversa