Em um passado não muito distante, se valorizava apenas as habilidades técnicas do profissional, nós, brasileiros, não tínhamos a cultura de desenvolver habilidades comportamentais desde cedo, essa preocupação se despertava para algumas pessoas no momento do desenvolvimento da carreira…
Hoje o cenário mudou!
Hoje, o profissional é avaliado não só por suas competências técnicas, mas principalmente por suas habilidades comportamentais.
Para iniciarmos, você sabe a diferença entre competência técnica e habilidades comportamentais?
Competência técnica é quando o ser humano tem conhecimento sobre o assunto, habilidade para desempenhar e atitude adequada, e esse conhecimento é adquirido através de estudos e as habilidades e atitudes são aperfeiçoadas através da vivência e da prática deste conhecimento. Já a habilidade emocional é quando o ser humano consegue gerenciar seus sentimentos em relação ao cenário e situação no qual está envolvido e consegue ter atitudes de acordo com o esperado pela sociedade.
São muitas as habilidades comportamentais exigidas no mercado de trabalho, algumas já esperadas independentemente da idade e profissão, como por exemplo, empatia, humildade, respeito, controle emocional, flexibilidade, organização, bom humor, gentileza, boa educação, civilidade…
Agora imagina um profissional que desenvolve o lado técnico e comportamental, na mesma proporção.
Saber o que fazer, como fazer, quando agir, com quem, porque ter determinada postura, controlando suas emoções, facilitaria muito o dia a dia profissional não é mesmo?!
Pessoas com este perfil decolam rapidamente!
Vive bem quem se relaciona bem! Já ouviram esta frase? Para mim faz muito sentido, afinal vivemos em sociedade, e as relações humanas precisam fluir muito bem, principalmente no campo profissional.
Saber unir estas duas competências só depende de você, não adianta eu tentar lhe convencer os benefícios, o sucesso profissional será apenas uma consequência de seu esforço, do seu desenvolvimento e principalmente das suas atitudes!
Se sozinho você sente que está patinando neste desenvolvimento, então eu lhe sugiro investir em um processo de Coaching, onde você poderá desenvolver e melhorar as competências comportamentais e complementares ao seu desenvolvimento profissional. Não espere que o outro decida por você!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa