Ho’oponopono: 4 Frases para Curar Seu Coração e Sua Mente!
- Eu te amo!
- Sinto muito!
- Me perdoe!
- Obrigada!
Pense profundamente no significado destas 4 pequenas frases do Ho’oponopono e descubra como elas podem fazer uma grande diferença em sua vida, curando seu coração e sua mente.
A antiga técnica havaiana de resolução de problemas e cura emocional baseia-se na crença de que as experiências externas que vivemos são um reflexo de nosso estado interno – sendo assim, temos o poder de influenciar de maneira positiva nossas experiências quando assumimos a responsabilidade por nossos pensamentos, emoções e ações.
E não é magia.
Pense na primeira frase de cura da mente e do coração: “Eu te amo”.
Ela não se refere apenas ao amor que dedicamos a outras pessoas, mas também a nós mesmos, com nossas dificuldades, desequilíbrios, dores e defeitos. Ao afirmar que nos amamos e a todos, reconectamos com nossa parcela divina, declaramos o amor incondicional e permitimos a cura de nossas feridas.
Não importa sua filosofia de vida, no que acredita, qual fé professa: o amor é universal e está em todas elas – é a capacidade de amar que nos torna humanos e nos diferencia.
“Quanto mais amor temos, tanto mais fácil fazemos a nossa passagem pelo mundo.” (Immanuel Kant – filósofo)
Pense na segunda frase de cura da mente e do coração: “Sinto muito”.
Com essa frase assumimos a responsabilidade por nossas ações, sentimentos e reações, e mostramos nosso sentimento de arrependimento por qualquer mal ou situação indesejada que podemos ter criado, mesmo inadvertidamente. Mais que isso, nos tornamos responsáveis por nossa situação atual, reconhecendo que a culpa não é do(s) outro(s).
Este é um sentimento poderoso que nos torna senhores do nosso destino: eu reconheço meu papel, assumo a responsabilidade pelo que fiz e pelo que farei de agora em diante.
“A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade.” S.Freud (criador da psicanálise)
Pense na terceira frase de cura da mente e do coração: “Me perdoe”.
Mesmo sem termos causado algum mal ou problema intencionalmente, ao pedir perdão nos libertamos do que é negativo, abrimos espaço para a cura e reconhecemos que algumas partes de nós mesmos precisam ser curadas.
Pedir perdão é perdoar-se, libertar-se da culpa que muitas vezes assumimos sem nenhuma necessidade, e seguirmos em frente.
“O perdão é um catalisador que cria um ambiente necessário para uma nova partida, para um reinício.” Martin Luther King (ativista político)
Pense na quarta frase de cura da mente e do coração: “Obrigada.”
A gratidão é uma prática poderosa que ajuda a reconhecer as bênçãos de nossas vidas e a cultivar uma mentalidade positiva. Expressar gratidão envolve reconhecer as oportunidades de crescimento e de aprendizado que temos em cada experiência da vida, independente de como tenha sido.
Com a gratidão fechamos ciclos e adquirimos a certeza e a confiança de que para tudo há um motivo, e que tudo bem – temos novas oportunidades.
“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.” Epicuro (filósofo grego)
A técnica – ou processo – do Ho’oponopono desenvolvido por Kahuna Lapa’au Nalamaku Simeona e significa “reparar ou corrigir um erro” que está em pensamentos contaminados por memórias, traumas ou crenças do passado.
Hoje já sabemos, com todas as descobertas das neurociências, que todas as nossas memórias, incluindo as crenças segundo as quais fomos criados, têm papel importante na maneira como conduzimos a nossa vida, interagimos, fazemos conquistas ou nos privamos de coisas essenciais para a nossa felicidade.
Na PNL as crenças, chamadas de limitantes, são ressignificadas com várias técnicas – mas sempre se usa a autoconsciência e a repetição. Com a prática do Ho’oponopono as memórias que interferem na nossa conexão com a saúde, a vida financeira, a felicidade e o amor são transmutadas. Os comportamentos repetitivos que levam a rejeição, a doenças e conflitos, podem ser superados.
Quando me ensinaram a fazer Ho’oponopono, há muitos anos, e me deram um japamala (um terço com 108 contas) achei que era apenas mais uma das novidades e modismos da chamada Nova Era. Mas não era. Transformou-se, para mim, em uma longa jornada para dentro, de perdão e liberdade.
Mas você não precisa repetir 108 vezes a cada meditação. Faça apenas a quantidade certa para você, que lhe mantenha consciente e ao mesmo tempo centrado nessa energia:
- Encontre um momento tranquilo no seu dia, livre de distrações. Respire profundamente e procure se concentrar;
- Pense em alguma situação, conflito, emoção, sentimento ou relação que deseja transformar;
- Repita as frases do Ho’oponopono em voz alta ou em sua mente, mantendo a intenção em liberar qualquer energia negativa, pelo tempo que quiser;
- À medida que praticar regularmente, começará a sentir uma sensação de alívio, perdão e cura em relação à situação ou emoção.
Muitos praticantes dizem que se você fizer isso por 21 dias seguidos, sua mente aprenderá um novo caminho. Mas lembre-se de que sua prática é pessoal e individual e cada um pode adaptá-la de acordo com suas crenças e necessidades. O objetivo principal é assumir a responsabilidade por nossas próprias experiências e promover a cura interna, buscando assim resolver o problema em questão.
Que aliás, é bom deixar claro, não substitui nenhuma técnica convencional de resolução de problemas, nem de comunicação ou tratamentos de saúde. É, sim, uma técnica complementar. Se quiser saber mais, há muitos livros sobre o assunto.
Você pode até duvidar. Mas se não se der a chance de praticar o Ho’oponopono jamais será capaz de descobrir seus benefícios.
Gostou do artigo? Quer entender mais por que praticar o Ho’oponopono com estas frases podem fazer uma grande diferença em sua vida? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar a respeito.
Isabel C Franchon
https://www.q3agencia.com.br
Confira também: Inteligência Artificial: em busca do equilíbrio entre benefícios, riscos e responsabilidades
Participe da Conversa