Qual o seu Ikigai?
O ano é novo, mas os desejos são antigos. Saúde. Paz. Prosperidade. Amor. Sucesso. As promessas também vão e voltam. Beber mais água. Me alimentar melhor. Fazer atividade física. Meditar. Trabalhar menos e ganhar mais. Viajar muito. Praticar o bem sem olhar a quem. Fazer trabalho voluntário. Ser um(a) bom(a) filho(a). Fazer uma horta. Cuidar de um pet. Evitar excessos. Perdoar e ser perdoado(a).
De fato, uma lista infindável já acompanha o primeiro dia do ano, preenchendo as primeiras folhas da agenda novinha. Aquele cheiro de papel tão peculiar que mostra as páginas em branco ávidas por serem preenchidas. Também me lembra mais uma promessa: ler mais.
Plantar árvore, ter filhos e escrever um livro já é uma teoria de outra história mais profunda.
Balela?
Tudo verdade. O clichê é verdade. Funciona. De fato, permite a longevidade saudável.
A Academia Americana de Medicina Antienvelhecimento criada na década de 90 criou o conceito de envelhecer com saúde mantendo assim a sensação de bem-estar e prevenindo o adoecimento. Também estabeleceu os 5 pilares do Antienvelhecimento, a saber:
- comer bem;
- manejo do stress;
- atividade física;
- suplemento de nutrientes, e
- qualidade de sono.
No livro Ikigai, Hector Garcia e Francesc Miralles relatam a busca por desvendar os segredos da população mais longeva do planeta, que se localiza no Japão na ilha de Okinawa. Os autores se perguntaram: Qual o sentido da vida? Por que existem pessoas que sabem o que querem e vivem de maneira apaixonada enquanto outras definham em confusão?
Após entrevistas eles então descobriram que o segredo estava na insólita alegria que guia a vida dos nativos por um caminho longo e prazeroso.
A filosofia Ikigai diz respeito à arte de envelhecer sempre jovem quando se consegue responder à pergunta: Qual a sua razão de ser? O Ikigai está escondido em nós, e é necessária uma investigação paciente e atenta para que cheguemos até o mais profundo do nosso ser e encontrá-lo.
Achar a paz no caos. Ordenar pensamentos, lidar com problemas, organizar finanças, manter o bom humor, ter atenção plena no que faz, manter atividade física, a boa alimentação e ingesta de líquidos e, além disso, dormir bem. Eis uma lista que eu faria e completaria com duas palavras que devem ser lemas de vida: o amor e a gratidão.
Fazer de fato tudo com amor, querer bem, ter empenho, fazer o melhor que pode e agradecer do sol que nasce e reluzente nos mostra o dia e as novas possibilidades à escuridão da noite que nos traz a paz e a lembrança do descanso. Isso me faz sorrir. Me faz querer viver bem e assim cuidar do meu templo que é o meu corpo.
E para você? Qual seu Ikigai?
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a filosofia Ikigai e como encontrar o seu propósito de vida e razão de ser? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Clarissa Marini
https://www.instagram.com/clamarini/
Confira também: Novembro Azul: O Tabu sobre os Cuidados com a Saúde do Homem
Participe da Conversa