fbpx

Imagem Corporal: Como aceitar o seu corpo e construir uma relação de amizade com ele?

Como construir uma relação de amizade com você mesma e seu corpo? Se aceitar como é, construir o que sentir vontade de ser e sobretudo estar bem com vc e sua imagem corporal?

Imagem Corporal: Como aceitar o seu corpo e construir uma relação de amizade com ele?

Imagem Corporal: Como aceitar o seu corpo e construir uma relação de amizade com ele?

Tema importante e bem presente no momento atual. Por muito tempo foi trabalhado o conceito do corpo perfeito, ideal. De um corpo referência a seguir. Existe um correto, um certo e inclusive perfeito. E existem os inadequados e que não se encaixam. Essa era de certa forma a mensagem que passava ou que ficava para muita gente.

E os meios de comunicações exploravam e reforçavam bom bastante ênfase toda essa idealização. Esse contexto trouxe uma série de questões emocionais e psicológicas a inúmeras pessoas, que compreendiam que não estavam com aquele mesmo corpo. E isso para alguns gerava uma pressão, uma cobrança por um lado. E por outro lado gerava uma insatisfação, um “desgostar” do corpo, uma não aceitação para outros. Atuando também na piora da autoestima e podendo levar ao pensamento de perda de valor ou importância. Em casos mais graves, todas essas informações disparavam gatilhos que contribuíam para o desenvolvimento de transtornos alimentares. E mesmo nos casos em que transtornos não eram precipitados, afetava de qualquer forma a qualidade de vida das pessoas, tornando-as mais inseguras sobre elas mesmas.

Lembrando que toda essa divulgação de corpos perfeitos sempre foi muito manipulada e ajustada para que as fotos, vídeos e produções ficassem mais perfeitas, sem de fato mostrar a realidade.

Em outras palavras, todo um conceito criado ainda em cima de uma ilusão e não de uma realidade o que torna mais grave o assunto, uma vez que fatalmente vai levar as pessoas que tentam ser iguais a uma frustração também, já que é inalcançável tal imagem corporal.

Todo esse contexto continua acontecendo na verdade, inclusive com muito mais tecnologia do que antes para adulterar a realidade, tornando para parte das pessoas um assunto ainda mais intenso e complicado de lidar. Mas temos atualmente um outro movimento em paralelo sobre essa desconstrução de ideal, sobre aceitar corpo, sobre ser feliz como é. Uma integração de você com você mesmo. E esse movimento é muito importante para quebrar com aquele padrão que foi desenhado e que tinha se consolidado.

O que me preocupa é que de certa forma a ideia não é esse novo pensar ser um extremo oposto do primeiro padrão que existia. Por que falo isso?

Porque tem também pessoas hoje que consideram errado qualquer menção a você se cuidar, se alimentar bem, treinar e ter vontade de trabalhar seu corpo. A ideia não é criar um cabo de guerra em que exista apenas um certo, uma verdade. Estamos falando sobre pessoas e comportamento. Não sobre máquinas ou objetos. Ser feliz envolvem aspectos diferentes para as pessoas. E somos todos livres para buscar e realizar nossos sonhos e trilhar nossas trajetórias.

Não existe um corpo ideal ou um padrão que você seja obrigado a seguir. Isso é disfuncional. Pressão social sobre estética é também disfuncional. Mas você entrar em contato com sua essência, trabalhando seu autoconhecimento você vai descobrir quem é você e como você gosta de se apresentar. E isso envolve o seu corpo físico também, e não é apenas a questão de composição corporal e massa muscular. Mas tudo, corte de cabelos, roupas, acessórios.

Quando a decisão é sua e vem de dentro e não um ideal que fizeram você acreditar, não tem problema nenhum você buscar ser como você gostaria de ser. Claro que após escolher o seu próprio perfil que quer construir para que seja um comportamento saudável e uma relação saudável, precisa também ser uma caminhada consciente e que te beneficie positivamente. Assim vai construir uma relação de amizade com você mesmo(a) e seu corpo. Se aceitar como é, construir o que sentir vontade de ser e sobretudo estar bem com você.

Gostou do artigo? 

Quer saber mais sobre como construir uma relação de amizade com você mesmo e seu corpo, se aceitar como é, com a sua imagem corporal, construir o que sentir vontade de ser e sobretudo estar bem com você? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Débhora Medeiros
Nutri
https://www.debhoramedeiros.com.br

Confira também: Exames Laboratoriais: Como está seu check-up de exames?

 

Débhora Medeiros é nutricionista funcional e integrativa e atua há 14 anos na área de nutrição. Atua na área de atendimento clínico e esportivo, com foco principal em qualidade de vida, saúde, longevidade e comportamento alimentar. É professora de pós graduação em 4 instituições nas disciplinas de nutrição vegetariana, nutrição clinica, esporte, estética, nutrição comportamental e coaching e nutrição integrativa. Tem duas formações em Coaching (Coach Nutricional e Coach de Saúde e Bem-estar). Tem especialização em Nutrição Clínica Funcional, Esportiva Funcional, Fitoterapia Funcional, Bioquímica e Nutrigenômica e Avaliação Metabólica com ênfase em exames laboratoriais (Dr Eric Slywitch). Colaboradora de livros científicos pela VP Consultoria Nutricional e Plenitude Educação.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa