As organizações estão inseridas em um cenário caótico, onde a demanda por seus produtos e serviços estão sendo reduzidas dia a dia, estratégias de vendas menos assertivas, demissões frenéticas e em massa, produção paralisada, estoques estagnados, alta constante nas dívidas, além, claro, da alta tributação, e tudo isto, devido à crise econômica, política e moral, que assola nosso país.
Investidores receosos em manter seus investimentos e outros optando por não correr riscos.
Embora vivendo neste cenário extremamente desafiador, é de suma importância olhar para um fator especial, ao qual não estamos atentos: a inadimplência dos nossos clientes.
A organização necessita de seu recebimento para garantir sua sobrevivência e crescimento, porém se faz necessária uma dosagem correta entre o racional e o emocional no contato com os clientes. Uma atitude diferenciada, neste momento, irá blindar seu relacionamento presente e perpetuará o seu relacionamento futuro.
Vivemos uma constante pressão dos nossos gestores para que a carteira de recebimento permaneça positiva, porém esta pressão vem influenciando negativamente todos os envolvidos neste processo, ocasionando problemas gravíssimos no relacionamento com os nossos clientes e interferindo diretamente na comunicação, tornando-a ineficaz, seja esta verbal ou não verbal.
Comprometemos profundamente a empatia, evidenciamos o desespero, a agressividade, seja nas palavras proferidas, tom de voz, gestos ou até mesmo na postura corporal, e tudo é sentido pelo cliente com muita intensidade.
Toda a experiência de compra e o encantamento percebido pelo cliente será aniquilado, proporcionando a ele, o sentimento de que nunca houve uma aliança efetiva com a organização.
A inadimplência afeta empresas em qualquer nível, ou seja, de pequeno, médio ou grande porte, por isso é imprescindível o desenvolvimento de uma estratégia eficaz, garantindo um caixa saudável e clientes empenhados em saldar suas dívidas, sem influências negativas em seu relacionamento.
Principais erros:
- Profissionais totalmente despreparados, sem experiência em relacionamento, sem treinamento, e nenhum equilibro emocional;
- Cobranças feitas três, quatro, cinco vezes no mesmo dia e com o mesmo cliente;
- Vários emails de cobrança encaminhados por diferentes pessoas da mesma empresa;
- Vencimento da fatura nos finais de semana, e cobrança nas primeiras horas do primeiro dia útil seguinte perguntando sobre o pagamento da fatura “vencida” do cliente;
- Vendedores desinteressados, acreditando fielmente, que sua função termina na venda, enquanto o recebimento e a pós-venda é de total responsabilidade dos demais departamentos;
- Condução da cobrança pelo lado pessoal, tratando o cliente como um inimigo, um estelionatário, esquecendo que este mesmo cliente, anteriormente foi idôneo em seus compromissos, e que pode estar passando por uma dificuldade momentânea.
Enfatizo, que a cobrança é necessária para que a empresa permaneça ativa, porém jamais deve ser esquecida a dignidade do cliente, a qual deverá ser mantida e respeitada em qualquer circunstância. Este é o grande diferencial, pois fará com que a empresa permaneça na mente e coração dos clientes, e juntos encontrarão a melhor solução, afim de amenizar o problema de ambos.
Mas como ter este diferencial?
- Inicialmente, separe os clientes, como separamos o joio do trigo, com certeza, você saberá quais são os clientes que estão passando por dificuldades momentâneas, e é importante que este cliente tenha a percepção de que ainda é importante para a organização, assim como foi em sua prospecção;
- Prepare, treine sua equipe para que saibam lidar com os clientes neste momento, e que tenham equilíbrio emocional com uma dosagem certa entre os fatores racionais e emocionais, que acima de tudo oriente, observe e ajude o cliente a encontrar as melhores soluções;
- Deixe claro aos seus vendedores, a importância real de se empenhar e trabalhar em conjunto com o departamento financeiro, pois afinal são deles a afinidade com o cliente;
- Clientes apreciam a empresa que ajuda e se preocupa com a sobrevivência dele no mercado, afinal ninguém quer perder uma carteira de clientes.
- Portanto, importante salientarmos que o mundo dos negócios é altamente cíclico, a sua organização, a qualquer momento, poderá passar por situações parecidas perante seu fornecedor, portanto assuma a empatia antes de julgar a sua carteira de clientes.
Agindo com respeito, empatia, agilidade e destreza nas soluções, pois quando a tempestade atual passar serão estes mesmos clientes, que hoje a empresa descarta de sua carteira, irão prospectar novos clientes e torná-los também evangelizadores da sua marca.
O ser humano íntegro, não se vende por situações momentâneas e sua moral não tem preço ela é indiscutível. Pense nisso!
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