A abordagem de hoje remete a uma filosofia (alguns chamam de princípio) que deveria estar na agenda propositiva de todo o profissional que trabalha com intervenção humana. Como o nosso espaço é voltado ao Coach, é para ele que serão direcionadas as dicas, as críticas e o potencial de oportunidades que a filosofia LEAN agrega ao cotidiano de quem se propõe a refletir e pensar. Afinal, a principal ferramenta do LEAN é o livre pensar e criar, criar e pensar!
Ela nasceu inspirada no sistema Toyota de gestão. Para se construir a perfeita referência de que isso não é modismo, o Instituto LEAN do Brasil foi criado em 1998 e, desde então, tem ampliado a presença dessa filosofia na vida das pessoas e das empresas. No país, o instituto já desenvolveu mais de 430 projetos e capacitou perto de 37 mil pessoas em cursos e palestras, sempre tendo foco no aprimoramento do sistema de gestão. Nestes anos mais recentes, organizações industriais e de serviços, de quase todos os setores da economia, têm usado o LEAN como meio fundamental para transformar pessoas, melhorar resultados e aproveitar o potencial humano.
LEAN remete a um conjunto de conhecimentos e competências que quer trazer soluções e eliminar desperdícios de toda ordem, de forma sistêmica e com processos bem definidos. Para atingir os objetivos o engajamento das pessoas é fundamental, e todo o processo tem a expectativa de gerar valor ao final da linha. Para sustentar o esforço para a mudança propositiva, o comportamento das lideranças deve ser condizente com as novas premissas e os instrumentos implantados.
Buscando dar sustentabilidade às mudanças e ações propostas por seus Coaches, a LEAN Global Network criou uma estruturação para se pensar e praticar a filosofia. O instituto sugere que são seis as dimensões fundamentais, que precisam ser consideradas sempre: (1) O propósito (ou a razão essencial que justifica a mudança); (2) O processo (a maneira como o trabalho está organizado e quais mudanças são necessárias para alcançar o propósito); (3) As pessoas, pois na ótica LEAN o desenvolvimento deve ocorrer com a prática do método científico de gerenciar e resolver problemas; (4) Os sistemas de gestão, construídos e/ou mantidos com rotinas, mecanismos e processos gerenciais (5) O alinhamento e o comportamento condizente das lideranças, e (6) O pensamento básico presente, aquele que carrega a escala de crenças, valores, princípios, cultura organizacional e modelos mentais (sejam aqueles implícitos ou os explícitos).
Finalizando, já existe larga carga de conhecimentos, casos e aplicações da filosofia LEAN. O que cada Coach precisa entender (e aplicar) está na exata harmonia da relação entre os fatores mais determinantes para levar o cliente ao sucesso, na forma como ele identifica e registra “seu sucesso”.
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