Iniciativa de Coerência Global: Todo Coração Importa na Evolução do Planeta
Como diz o cientista Gregg Braden, estamos vivendo um momento sem precedentes na história da humanidade.
Muitos de nós, impactados pela pandemia e pelo isolamento social, pudemos desviar o olhar da rotina do dia a dia para algo maior, o mundo, a humanidade e as questões que nos afligem. Nossos desafios enquanto seres humanos foram escancarados e é impossível não notar um movimento de mudança nas mais diversas áreas da sociedade. Da educação à saúde, em especial a saúde mental. Dos modelos de trabalho ao consumo, este cada vez mais vestindo o adjetivo “consciente”.
Neste momento de retomada da vida considerada “normal” é imprescindível, para a evolução da consciência, incorporarmos no nosso dia a dia, os grandes aprendizados e novos olhares que, de fato, a dor da Covid nos ensinou.
É importante trazermos para a vida cotidiana o altruísmo, a busca pela resiliência física, mental e emocional, bem como a abertura e criatividade para o fluir do novo, da nova consciência em todas as nossas relações e contextos.
É momento de incorporarmos o protagonismo do cuidar. De nós mesmos, do outro e do Planeta.
O Instituto HeartMath estuda há 30 anos o papel do coração na nossa autorregulação, ou seja, na capacidade de sermos os protagonistas na geração de uma boa saúde, bem-estar e equilíbrio integral para nós mesmos.
Os estudos do Instituto HeartMath, além do impacto individual, identificaram o quanto a nossa própria regulação, ou nossa coerência, interfere positivamente nos outros, bem como nos ambientes em que circulamos.
O coração tem um campo eletromagnético que funciona como ondas de celular que carregam informações. No caso do campo do coração, ele comunica o estado das nossas emoções e, quando coerentes, interferimos então positivamente na coerência dos outros, consciente ou inconscientemente. É o que chamamos de coerência social.
Os estudos do Instituto evoluem na área que chamamos de coerência global.
A Global Coherence Initiative (Iniciativa de Coerência Global) da qual fazem parte Rollin McCraty, do Instituto HeartMath, e Roger Nelson, da Universidade de Princeton, é um projeto cocriado com base na ciência para unir as pessoas em amor e intenção, com foco no coração. E para facilitar uma mudança evolutiva na consciência global: da instabilidade e discórdia para o cuidado compassivo, cooperação e paz crescente.
Os estudos demonstram que as vibrações que vivenciamos e irradiamos para o campo do planeta importam. E, mais do que isso, reforçam o quanto estamos todos interconectados.
A Terra é constantemente banhada por campos eletromagnéticos. Esses campos afetam e conectam todos os organismos vivos do planeta – incluindo os seres humanos.
Vivemos em um campo informacional único. E cada um de nós contribui com suas próprias vibrações positivas ou negativas, com base em nossos pensamentos, sentimentos e interações.
Os estudos demonstram que um grande número de pessoas criando estados de amor e compaixão centrados no coração gera então um campo de energia mais coerente, o que pode beneficiar os outros e ajudar a compensar a atual onda planetária de medo e incoerência.
Em um dos estudos comprovou-se a interconectividade entre duas pessoas, um casal. Em um primeiro momento eles foram separados por uma distância de 25 metros. Ambos utilizando sensores que medem a coerência cardíaca. E o que observou-se foi que mesmo separados havia sincronia de suas vibrações.
Em um segundo momento, o casal foi separado por 8.620 km. E a sincronia se confirmou.
Então, empreendeu-se um estudo com grupos de pessoas em 6 diferentes localizações no planeta. E além de estarem em sincronia, quando praticavam coerência cardíaca por 15 minutos juntos, irradiando vibrações de amor em horários pré-combinados, o nível de sincronia e coerência, de fato, aumentou significativamente,
Sim, cada ser humano pode irradiar amor e contribuir para um mundo mais coerente. Ao irradiarmos as frequências amorosas por 15 minutos o efeito residual do estado de coerência irá nos beneficiar por até 24 horas, promovendo assim bem-estar, criatividade e equilíbrio.
E juntos somos mais fortes: irradiar as qualidades do coração em grupo, de fato, intensifica os efeitos e torna possível a cocriação coletiva de um mundo de mais amor, compaixão e paz.
Irradiando Coerência – Prática Heart Lock-in® do Instituto HeartMath®
- Passo1: Respiração Focada no Coração. Foque sua atenção na área do coração. Imagine sua respiração fluindo para dentro e para fora do seu coração ou da área do peito, respirando um pouco mais lentamente e profundamente que o normal.
- Passo 2: Ative e ancore um sentimento regenerador, como apreciação, carinho ou compaixão.
- Passo 3: Irradie esse sentimento regenerador para você e para os outros. E para o planeta.
Saiba mais sobre a Iniciativa de Coerência Global e seus estudos científicos: https://www.heartmath.org/gci/
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a Iniciativa de Coerência Global e seus estudos científicos? Clique no link a seguir https://www.heartmath.org/gci/ ou então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1
Confira também: Distúrbios Mentais: O Coração no Combate à Nova Pandemia
Participe da Conversa