Após dois anos analisando casos de “insucessos musicais” e confrontando com histórias bem sucedidas, comecei a notar certos “padrões de fracasso” entre os artistas, o que pode ser facilmente entendido quando conhecemos os perfis comportamentais predominantes entre as pessoas criativas.
Em sua grande maioria, pessoas ligadas à arte tem bastante facilidade para sonhar, compor, inventar, inovar, imaginar o inimaginável. Acompanhado de uma grande capacidade comunicativa, independente de sua forma, verbal, corporal, visual ou sensorial.
Porém esse perfil também costuma apresentar uma grande dificuldade de organização, planejamento e concretização de objetivos. Ou seja, um infinito potencial criador e criativo que pode ser apagado principalmente pela dificuldade de dar “os próximos passos” em direção ao sucesso.
Analisando um pouco mais a fundo essa dificuldade de organização, vemos que o buraco é mais embaixo e a organização do dia a dia se torna difícil porque a Missão de Vida também está desorganizada.
Por não saber com clareza “aonde quer chegar”, muitos vivem andando em círculos buscando um “sucesso” inatingível, pois a falta de definição faz com que não haja objetivo a ser conquistado.
O primeiro passo para não cair nessa cilada que nós mesmos armamos, é entender com sinceridade “quem é você”, e “o que é sua arte”. Quais os motivos de continuar caminhando e fazendo sua arte? O que motiva você na vida?
Claro que estamos sempre em evolução e a busca pelo autoconhecimento é eterna, porém somente quando conseguimos nos enxergar em terceira pessoa, que é possível ter uma ideia real de quem somos e do ambiente em que estamos inseridos. Para então ter propriedade para viajar até a “situação desejada” e definir o que significa a palavra sucesso pra você. A partir daí será possível visualizar os objetivos a serem alcançados, e assim construir os planejamentos de como chegar lá. Simples assim.
Não perder tempo e energia em atividades que não levam a lugar nenhum é uma das principais metas. Busque sua essência, defina aonde quer chegar, estabeleça objetivos, para então arregaçar as mangas e fazer acontecer.
Siga o ritmo do seu coração e nunca desista de seus sonhos!
Participe da Conversa