Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho: Você está preparado?
Desde o tempo da “pedra lascada” (período paleolítico) até o momento, muitas descobertas trouxeram ao homem conhecimentos que modernizaram e favoreceram a sua vida atual, desde a descoberta do fogo, da roda, da eletricidade, do petróleo… até as ferramentas de Learning Machine utilizadas hoje.
Sem dúvida, foram marcos importantes da nossa civilização, com diferentes nuances de tempo do Ocidente e do Oriente. Mas que no decorrer da história foram se entrelaçando, com o papel fundamental das navegações, protagonizando o início rústico da globalização, que hoje permite um universo de conhecimento e integração de culturas.
Um exemplo simples é o molho de tomate, que não existiria sem a descoberta das Américas. Nem a pasta italiana, sem a visita de Marco Polo à China. No entanto, hoje você pode ter em sua mesa com o simples digitar no seu iPhone…
O fato é que desde a década de 1950, muitos estudos foram desenvolvidos e chegamos hoje à Inteligência Artificial. Causa pânico para alguns ao pensar que pode haver uma redução de postos de trabalho, e alegria para outros que apreciam mudanças e novos desafios.
De acordo com o Relatório Anual The Future of Jobs divulgada, em 1º de maio de 2023, aponta que em face do crescimento das diversas áreas de Tecnologia da Informação até 2027 os Especialistas em Inteligência Artificial e Machine Learning, entre outras profissões, devem assumir um maior protagonismo no mercado de trabalho.
Para construir essa nova sociedade que se desenha, não é necessário apenas a evolução da ciência cibernética, como também e, principalmente, ter os profissionais que vão desenvolvê-las e aprimorá-las. As políticas e regras que definem os seus limites, também são fundamentais, pois vemos ao longo da história, e sabemos que todas as invenções podem ser para o bem ou para o mal.
Estudo realizado pela Amazon Web Services, com mais de 1.600 funcionários de 500 empresas, revelou que 97% das empresas que participaram, devem adotar a Inteligência Artificial nos próximos 5 anos, e 80% delas valorizam talentos que dominam esse conhecimento. Identificou ainda que 68% tem dificuldade em encontrar esses profissionais no mercado de trabalho, e podem pagar até 46% a mais.
No Brasil, existem 21,6 milhões de empresas ativas, a grande maioria usa Internet. Enquanto algumas já fazem uso da Inteligência Artificial, outras ainda vão introduzir em seus processos de trabalho e produção.
A grande questão do profissional preparado para o futuro é acompanhar essa demanda do futuro, ou ser atropelado por ela.
As mudanças tecnológicas seguem um ritmo acelerado. A cada momento aparecem novas ferramentas, e para isso o profissional tem necessidade de se aperfeiçoar continuamente e sempre.
Ter o domínio das ferramentas é o primeiro passo. Entender seu processamento, linguagem e redes neurais, toda a integração das engrenagens que dão suporte à máquina.
O Líder, além disso, precisa entender a aplicação da IA no seu segmento de mercado, com todas as suas sutilezas. E como utilizá-la da melhor forma possível para o crescimento do produto da sua empresa. Além de utilizar sua sabedoria para liderar a equipe multidisciplinar, através da inspiração, orientação e colaboração.
As instabilidades do mercado podem ser gerenciadas com as diversas ferramentas existentes, gerenciando as dificuldades e transformando-as em facilidades.
As profissões mais requisitadas serão:
- Especialistas em Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning;
- Especialistas em Sustentabilidade;
- Analistas de Business Intelligence (BI);
- Analistas de Segurança da Informação;
- Engenheiro de Fintech;
- Analistas e Cientistas de Dados;
- Engenheiros Robóticos;
- Especialistas em Big Data;
- Operadores de Equipamentos Agrícolas;
- Especialistas em Transformação Digital.
Existem habilidades humanas que não serão substituídas pela IA, que são a capacidade de se comunicar, tomar decisões, escolher caminhos para resolver problemas e explorar a criatividade, estes serão recursos humanos que precisaram continuar fazendo parte das competências pessoais, para explorar o que a tecnologia pode nos oferecer.
O processo não ocorre isoladamente e na preparação pessoal, o desafio se estende aos investimentos das big techs, startups e empresas em geral, com aportes em processos que melhorem a sua performance para o mercado e clientes, através na aquisição de ferramentas e em treinamentos de suas equipes de trabalho.
“Não espere uma crise para descobrir o que é importante na sua vida” (Platão)
O futuro chegou, está aqui, e você está tecnicamente, fisicamente e emocionalmente preparado para ele?
A verdade, é que além dos atributos profissionais é necessário o equilíbrio físico e emocional, para não sucumbirmos ao estresse que este novo mundo da IA nos traz, o aumento dos casos de Ansiedade e Depressão estão na pauta do dia.
O preparo perpassa nos cuidados com nossas relações pessoais, a leitura empática dos outros ao nosso redor, a autoconfiança, o autocontrole, o otimismo, a criatividade, identificando seu sentido de vida, ou seja, fazer uma análise de contexto, desenvolvendo a sua resiliência para administrar e gerenciar as adversidades e as novas exigências que se apresentam.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre os impactos da Inteligência Artificial no mercado de trabalho e como se preparar para ela? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ajudar.
Até a próxima!
Natália Marques
Psicóloga/Coach/Palestrante
@nataliamarquespsicologa
Confira também: O que o futuro ESG nos reserva – olhe para sua carreira do futuro
Participe da Conversa