Inteligência Artificial no RH: Risco ou Oportunidade?
O apoio da Inteligência Artificial aos profissionais de RH
É inegável o quanto a Inteligência Artificial (IA) tem impactado tanto pessoas, como empresas. E tem se mostrado uma grande influenciadora nas várias aplicações, considerando os diferentes processos existentes nos diferentes Subsistemas de RH.
Da captação de Profissionais dentro do processo de Recrutamento e Seleção, passando pelo Onboarding, assim como, pela Gestão de Desempenho, contribuindo para a formulação de Objetivos e Metas (individuais, de Equipe e Organizacionais), utilizando-se de plataformas de Avaliação da Performance (reconhecimento e desenvolvimento de Colaboradores).
E, falando em Colaboradores e suas experiências, similares contribuições poderão ser amplificadas com os vários insights, que podem fazer parte da significativa quantidade de informações geradas e analisadas através do uso de diferentes “Inteligências Artificiais”, tanto localmente quanto globalmente.
Assim, nestes diferentes formatos e bases virtuais que podem ser fornecedoras de muitas informações que abasteçam de forma considerável e relevante, podendo contribuir para muitas tomadas de decisões e escolhas de forma mais consistente. Decisões que antes demorariam muito mais tempo e, possivelmente, não de forma tão segura como vem se demonstrando no momento atual.
Cabe, neste momento, a pergunta:
Mas, há real contribuição para o mundo do trabalho e de seus Colaboradores, benefícios quantificados e qualificados com ganhos que tenham trazido relevantes aumentos de patamares de maior satisfação através da Inteligência Artificial (IA)?
E a resposta favorável de seus BPs de RH é: SIM!
Esta afirmativa esclarece uma enormidade de questões do cotidiano Corporativo, agora mais acessíveis para criar um ambiente de trabalho mais transparente. Reforçando as várias oportunidades e possibilitando muitas comparações com o que se tem de melhor. E, de fato, oferecer diferentes formas de experimentá-las em tempo real, dentro das necessidades expressas e comparadas, explorando opções anteriormente desconhecidas.
Ou seja, um universo a se explorar e investigar nos mais diferentes modelos e formatos.
E, quando há diferentes opções trazidas pela Inteligência Artificial (IA), a sensação de haver maior índice de satisfação contemplada encontra legitimidade no bem-estar, no aumento da eficiência, potencializando o alcance de resultados desejados entre seus “usuários-Colaboradores” que se sentem contemplados de forma rápida, inteligente e dentro de suas diferentes expectativas.
Mas, não se pode esquecer que toda a ajuda e as contribuições positivas no uso da Inteligência Artificial (IA) para o RH, não devem substituir o natural e receptivo acolhimento humano, caloroso e empático. Atributo não replicável até o momento, por nenhuma Inteligência eletrônica-virtual.
Inclusive, sabemos que a programação humana pode introduzir vieses. Isso inclui crenças, valores, preconceitos e discriminações que geram riscos e segregação, muito mais do que ampliar possibilidades de inclusão e diversidade. Isso ficou evidente em reconhecimentos faciais discriminatórios.
Desta forma, a preocupação com a violação da privacidade, com escolhas indutivas e a falta de ética responsável, ainda traz amplas discussões e inseguranças, considerando os diferentes estágios em que estamos avançando no uso de Inteligência Artificial (IA). Seja dentro das empresas em que trabalhamos, como no cotidiano mais amplo em que vivemos e convivemos. Riscos que ainda precisamos levar em conta.
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Quer saber mais sobre como o uso da Inteligência Artificial (IA) pode contribuir e ajudar o RH e seus profissionais? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Fátima Farias
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