Inteligência Coletiva, Mentoria e Saúde Mental
Quanto as organizações desperdiçam de sua maior e mais disponível inteligência? Qual o custo disso para a saúde das organizações? O quanto disso diz respeito a Saúde Mental? Como a mentoria pode, de fato, impulsionar essa inteligência a favor das organizações e pessoas?
Aqui me refiro a inteligência que está dentro da organização, disponível e normalmente não aproveitada em seu máximo, aquela que, de fato, está com as pessoas em suas experiências e vivências.
Você certamente já viu organizações se desestruturarem quando alguns profissionais deixam essas empresas, não é mesmo?
O que essas empresas e pessoas deixaram de realizar em prol do coletivo? Do ponto de vista organizacional criou-se dependência desses profissionais e ficou-se refém disso, por outro lado, esses profissionais e líderes se fecharam em seus mundos e esqueceram de compartilhar para expandir seus conhecimentos, talvez preso em suas limitações, vaidades e egos, e acreditem todos perderam com isso.
Existe algo comum a nós, seres humanos, que é a necessidade de nos sentirmos úteis. E essa utilidade vem da necessidade em sermos reconhecidos por algo que temos e somos capazes de realizar, o qual é potencializado quando o ambiente percebe, reconhece, e nos convida a colaborar e contribuir com o nosso melhor. E quando isso acontece entramos numa rota de evolução em que compartilhar gera vontade de aprender para cada vez mais contribuir, trata-se de um fluxo ascendente e sem fim, sobretudo, vital para as pessoas e organizações.
Pense agora, como então seria se a sua organização mapeasse os talentos, convidando-os e preparando-os para compartilhar esses conhecimentos e experiências.
Quanto isso traria de benefícios para as pessoas e organizações?
Compartilho, a seguir, os resultados que as empresas alcançam ao aderirem a inteligência coletiva como ponto de alavancagem, a saber:
- O mapeamento da inteligência coletiva traz consciência do potencial da organização.
- Há um ganho substancial para a carreira do líder quando se preparam e assumem a posição de mentor.
- Compartilhar conhecimentos e experiências traz o sentimento de utilidade e pertencimento, o que fortalece as relações impactando o clima organizacional.
- A aprendizagem é facilitada com aqueles quem vivencia o mesmo ambiente.
- A saúde mental é favorecida, pois o ambiente, permite o pedido de ajuda (vulnerabilidade), fortalecendo as relações naqueles valores que são alicerces, confiança e respeito.
- Alimentar o coletivo a partir das contribuições individuais.
- Fomenta dois valores fundamentais para evolução humana e organizacional, que são:
- Desenvolver Potencial: a organização criar e dá condições para as pessoas se desenvolverem;
- Maturidade Profissional: a liderança submete, acompanha e apoia o desenvolvimento das inteligências, especialmente a das emoções.
E por fim, lembra-se de algum líder que impactou forte e positivamente sua vida?
É muito provável que ele te inspirou por algumas das ações acima, não é mesmo? Então deixe seus comentários.
Confira essa dica de Filme, seja como contraponto, convergência ou divergência, sobretudo, é provocativo! Transcendente – A Revolução
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Inteligência Coletiva, Mentoria e Saúde Mental? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Beijo no coração e abraços!
Adilson Souza, PhD
CEO e Fundador da Estação Liderança
https://estacaolideranca.com.br
Confira também: Mentoria para Líderes e Seus Impactos nos KPIs
Participe da Conversa