Gestão de conflitos, você sabe como resolver seus conflitos internos e externos?
Consegue separar seus conflitos pessoais dos profissionais?
Sabe como se comportar diante dos conflitos e das situações inesperadas ou desconhecidas?
A forma como o individuo age e reage, não é lógica, tão pouco é igual. As experiências conflitantes ou não, elas são únicas e individuais.
A sua ação ou reação irá depender da sua inteligência comportamental. E curiosamente a palavra Inteligência vem do Latim intellegere e significa escolhas. Então podemos dizer que nós podemos escolher como agir e reagir diante de uma situação.
Se partirmos do pressuposto, que o conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis, como por exemplo, oposição de interesses, ideias, sentimentos, pensamentos, entre outros. Podemos concluir que para conviver melhor com as pessoas é preciso aprender escolher e assumir as consequências destas escolhas.
Além das escolhas o comportamento Humano varia de acordo com alguns fatores, como valores, objetivos, interesses, percepções, cultura, ambiente, psicológico, biológico, socioeconômico, etc.
A inteligência comportamental irá lhe ajudar nos relacionamentos pessoais e profissionais.
Segundo Daniel Goleman, a inteligência se aprende, se ensina e se expande aprimorando a competência comportamental de cada indivíduo.
Porém esta inteligência comportamental é aperfeiçoada conforme a vontade e a necessidade de cada pessoa.
Não adianta as empresas investirem em treinamentos comportamentais, se os líderes não trabalharem anteriormente o motivo, a necessidade deste desenvolvimento e o ganho que cada um terá participando.
Para que haja um ganho de ambos os lados é preciso haver diálogo e vontade de aperfeiçoar-se continuamente!
Além dos treinamentos comportamentais oferecidos pelas empresas, existe a opção do autodesenvolvimento através processo de Coaching, indicado para que os profissionais desenvolvam as habilidades necessárias para expandir o seu autoconhecimento e assim melhorar o relacionamento interpessoal e seu desempenho profissional.
Lembre-se que o conhecimento técnico é essencial, porém a facilidade de relacionar-se consigo, com o ambiente e com o outro é o que fundamenta resultados de excelência.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
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