
Inteligência Emocional x Emoções: Bloqueiam ou Potencializam?
Já vimos que o processo comunicacional começa, antes de mais nada, com a nossa comunicação interna, ou seja, quem eu sou, que verdades ou mentiras eu conto para mim mesma/o.
Que tipo de mindset eu tenho, fixo ou de crescimento?
Só para relembrar esse conceito, então vou te fazer 2 perguntas:
- Você considera que a sua inteligência é algo que não pode ser modificada? Acha que não pode mudar certas características da sua personalidade?
Se respondeu que sim, então é muito provável que tenha um mindset fixo. - Você acredita que o seu nível de inteligência atual pode ser mudado? Que pode transformar certos aspectos da sua personalidade?
Se a sua resposta for afirmativa, você tem um mindset de crescimento.
Queremos potencializar nossa construção da inteligência comunicacional, certo?
Então o entendimento da nossa comunicação interna mais profunda, como sentimos, funcionamos, os nossos contextos socioculturais, percepções e formas sensoriais, é que nos dará o autoconhecimento suficiente para nos potencializar pessoal, profissional e comunicacionalmente.
Vamos fazer um tipo de exercício para conhecer as nossas emoções, e saber como elas nos estão potencializando ou bloqueando, a saber:
1. Liste sem ordem o máximo de emoções que conhece.
2. Defina por escrito ou a um amigo as emoções que você listou. Descreva em quais situações costuma senti-las, reações físicas, emocionais, quando está com o sentimento descrito que ações pratica, o que reprime, como se comunica.
3. Em seguida faça um comparativo do que descreveu com a mesma emoção sendo analisada com objetividade. Utilize as condições a seguir para o filtro objetivo, a saber:
- Reconhecer a emoção (como estou/sou-insight);
- Pesquisar a realidade externa de forma isenta;
- Perceber a influência que a emoção x a realidade podem provocar.
Por meio desse exercício perceba o quanto está se bloqueando ou então se potencializando.
Crie objetividade para atingir os seus objetivos, e construir a sua inteligência comunicacional potencializando assim os resultados da sua VIDA.
Se precisar de um apoio para realizar os exercícios, meus contatos estão logo abaixo.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como potencializar asua inteligência emocional e construir a sua inteligência comunicacional? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.
Um Grande abraço e te espero!
Cynthia Ayres de Abreu
https://www.linkedin.com/in/cynthia-ayres-de-abreu/
cynthia.ayres@blc.net.br
Confira também: Lição de Voo: A importância de trabalhar e (de fato) cooperar em equipe
Participe da Conversa