
Internacionalização de Empresas: O Poder da Mentalidade Global nas Ações de Endomarketing
O que serve e adere bem em uma cultura pode não funcionar nem um pouco em outra. Sendo assim, como adequar as ações de endomarketing a diferentes públicos e culturas?
A Mentalidade Global é fundamental para as empresas que buscam a internacionalização. Ela é uma abordagem estratégica que visa compreender que o mundo está interconectado e que ações que a sua empresa toma podem impactar positiva ou negativamente em escalas muito maiores do que há alguns anos. Isso vai desde impactos ambientais até posicionamentos tomados em mídias sociais.
Empresas compram empresas pelo mundo o tempo inteiro, pessoas estão se candidatando cada vez mais a cargos em empresas de fora do seu país de origem, o trabalho remoto possibilita a contratação de pessoas do mundo inteiro, pequenas empresas e startups estão buscando seu espaço em diferentes países.
Isso é a internacionalização das empresas: de acordo com o Portal da Indústria “internacionalização é o processo de ampliação da atuação de uma empresa no mercado internacional”. E com essa ampliação de mercado se atinge públicos diversos.
Mas será que as empresas estão aplicando a Mentalidade Global na sua cultura antes de expandir seus horizontes?
Os impactos culturais na internacionalização empresarial são enormes dependendo da cultura das pessoas que compõem as equipes. Então pensar em estratégias para ampliar o conhecimento sobre culturas diversas, comunicação plural, etiqueta empresarial e compliance são requisitos fundamentais ao internacionalizar uma empresa.
Por isso é fundamental que as equipes de endomarketing pensem em temas como: compreensão e empatia cultural, aplicar ações que estimulem o lifelong learning estimulando suas equipes a explorar e entender melhor os novos mercados em que estão atuando, estimular a discussão e sensibilização de temas, como: inclusão, diversidade, comunicação assertiva (já que a comunicação muda tanto de acordo com as culturas), inovação e criatividade para lidar com um mercado novo, experiências multiculturais, receber colaboradores de outros países de forma adequada às suas práticas e costumes e inteirá-los nas práticas e costumes locais também, etc.
De acordo com a autora francesa Nicole Almeida, a “internacionalização está transformando a vida interna das empresas que, por estarem em países diferentes e culturas diferentes, necessitam organizar novas formas de cooperação.”
E a sua empresa, pensa em se internacionalizar? Ela está preparada? O que precisa desenvolver melhor se começar a expandir para novos mercados? Compartilhe conosco! Vamos adorar receber sua mensagem!
Gostou do artigo?
Quer conversar mais sobre a mentalidade global, o processo de internacionalizar uma empresa e expandir para novos mercados? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar você!
Até a próxima!
Grande abraço,
Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/
Confira também: Crescimento Sustentável: A Chave para o Sucesso do Seu Negócio!
Participe da Conversa