Carreira: Por que você precisa aprender a curtir sua jornada?
Podemos dizer que a Carreira profissional é a jornada que você percorre durante a vida profissional.
E a jornada é uma construção constante, vivenciada diariamente, faz sentido isso para você?
Muito se fala sobre carreira, mas hoje, eu lhe pergunto em especial sobre a sua, como você está encarando essa jornada?
Estar integrado, engajado, feliz e apresentando de fato bons resultados, não depende da empresa, apesar de muitas no mercado, já estarem investindo em processos de onboarding, que eu particularmente acho fantástico!
Você pode ser um empresário, empreendedor, concursando, funcionário público, empregado, profissional liberal, autônomo, enfim, independentemente da sua escolha profissional, o seu desenvolvimento depende exclusivamente de você e a sua carreira também.
Toda carreira irá exigir de você um desenvolvimento constate e melhorias contínuas. Se você não se desenvolve, então a vida em algum momento lhe cobrará novas atitudes.
Independentemente do estágio em que você se encontra, no início, no meio ou no final da sua jornada profissional, tenha certeza de que as dúvidas, desafios, e inseguranças sempre irão existir, em situações e intensidades diferentes, mas elas sempre irão existir.
O como você lida com esses desafios é a grande sacada! E para isso é importante que você se conheça e se lapide diariamente…
A forma como você pensa, se relaciona com as pessoas, age e reage diante das situações é que irá construir a sua jornada.
Essa jornada pode ser planejada para alguns ou simplesmente vivenciada para outros, mas o que importa mesmo é se você está feliz!
Passamos a maior parte do tempo trabalhando. Se você no dia a dia das suas atividades, não for feliz, algo está errado. É claro que todas as profissões têm altos e baixos, atividades que te realizam e outras nem tanto…
Observe se, na maior parte do tempo, você é feliz ou infeliz na sua jornada.
Se perceber, que na maior parte do tempo, você não se sente feliz, procure então ampliar os seus horizontes. Avalie se há outras atividades que você pode executar, ou até mesmo, se faz sentido fazer uma transição de carreira.
Quanto mais você se conhece, mais você se desenvolve, e assim melhores resultados irá colher!
Não espere uma vida plena, atingir uma posição, ou até mesmo bater uma meta específica, para se sentir feliz, aproveite a caminhada.
Procure não reclamar da vida, da sua carreira e dos seus resultados, observe o que está lhe incomodando e então procure melhorar. Mude de fato a sua forma de enxergar as coisas.
A sua mentalidade, a forma como você pensa, define as suas ações, use os seus recursos a seu favor.
A cada amanhecer é tempo de construir algo novo, de agir de forma diferente, por isso aproveite o hoje, a caminhada e não espere para ser feliz somente no final da sua carreira.
Aprenda a curtir a sua jornada, oxigene os seus conhecimentos, comportamentos e relações diariamente.
A vida não é estática e a sua carreira também não. Viva de forma mais leve e curta a sua jornada!
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como curtir a sua jornada de carreira? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
Confira também: Por que as pessoas não conseguem se relacionar de forma apropriada?
Participe da Conversa