Desperte seu Potencial
Explore a Jornada Transformadora da Saúde Mental e do Autoconhecimento
Quando falamos de liderança, posso afirmar que propósito e autoconhecimento estão intrinsecamente relacionados, pois acredito que, para atuar como líder, é preciso conhecer seu propósito e estimular as pessoas na busca dos seus. Ao mesmo tempo, para conhecer seu propósito, é importante ter autoconhecimento e reconhecer o que mais importa para si.
Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com liderança?
Vamos pensar juntos sobre o que é ser um líder. Um líder se torna líder quando conhece a si mesmo e também o potencial das pessoas que trabalham consigo, desde seu time como os pares, clientes e as pessoas que compõem a empresa.
Quando alguém sabe reconhecer seu próprio potencial, consegue enxergar o que o outro é capaz de contribuir. A partir deste ponto, saberá engajar pessoas, pois tem o equilíbrio necessário para saber reconhecer o que “é seu” e o que precisa ser trabalhado, e o que é do outro e apoiar quem pede e precisa de apoio.
Assim, segue conectando pessoas, escutando e intermediando ações para facilitar caminhos e conquistar novas realidades, trazendo o conhecimento coletivo para dentro das conversas.
Juntando tudo isso, podemos agora falar sobre propósito.
O que é propósito? Para que existimos? Como contribuímos para um mundo melhor, mais saudável e equânime?
Ter um propósito nos orienta a tomar decisões tanto no âmbito individual como em uma organização composta por líderes conscientes. Propósito é a razão de existir de uma pessoa ou organização!
O autoconhecimento é a compreensão de “sua luz e de sua sombra”. Quando você começa a compreender o porquê (ações compreendidas a partir de seu passado) e o para (ações que são tomadas assumindo um futuro baseado no momento presente) age como age, quais são suas crenças limitantes e aquilo que já consegue ter maior compreensão sobre si.
É quando você sabe reconhecer seus valores e toma decisões balizadas neles. É quando consegue administrar seus sentimentos e emoções a partir da autocompreensão.
A liderança consciente compreende que tudo está entrelaçado e sabe que, ao administrar seus “conteúdos” internos, impactará positivamente as pessoas que estão ao seu redor. Compreende que gera ressonância de ação dentro da empresa e que ter um propósito forte, balizado por seus valores e que conecta pessoas pela coerência no SER INTEGRAL, fará com que as pessoas se inspirem a partir de suas ações e se sentirão conectadas a um propósito maior.
Empresas conscientes são aquelas que são administradas por líderes conscientes, que impactam significativamente uma organização inteira. Por isso, afirmo que o autoconhecimento é importante para os líderes entenderem como suas próprias emoções e reações podem afetar os outros.
Uma liderança mais consciente e empática gera interações transparentes e saudáveis com as pessoas e cria empresas sustentáveis.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como explorar a Jornada Transformadora da Saúde Mental e do Autoconhecimento para despertar o seu potencial? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Cristiane Maziero
https://www.alluredh.com.br
Confira também: Desculpas Tranquilizadoras: Como as ciladas mentais nos impedem de evoluir?
Participe da Conversa