Julgamentos: Como Aumentar sua Autoestima para enfrentá-los?
Julgamento, sentença, opinião… Desde o início dos tempos os julgamentos e prejulgamentos existem na vida das pessoas.
O termo julgamento geralmente se refere a uma avaliação que considera uma série de fatores ou então provas para a formação de uma decisão embasada.
Na prática a teoria é outra! Os julgamentos e as opiniões são formados muitas vezes por fofocas, fama, inveja, suposições, medo, ou seja, nem sempre são baseados em fatos.
O ser humano ao longo da vida vai construindo a sua autoimagem e a imagem dos outros perante a sociedade através do que vivencia, escuta, imagina, vê, sente…
A opinião que se forma a respeito de si e do outro, influenciam diretamente nas relações pessoais e na construção da autoestima.
A estima, seja ela baixa ou alta, afeta diretamente a vida pessoal e profissional do ser humano, pois no fundo o ser humano quer se sentir aceito pelo outro, admirado, inserido no meio em que vive.
Quanto menor for a expectativa, então menor também será a decepção. Seja de fato quem você é na sua essência. Sem se preocupar com o que o outro vai achar de você.
Digo isso, pois tenho visto muitos profissionais sensacionais abalados pela baixa autoestima.
Lembre-se: você atrai aquilo que comunica! Quanto mais inseguro você se sentir, então menos irá conquistar na vida.
Tem uma lição que aprendi lendo o livro Pequeno Príncipe de Antoine De Saint-Exupéry, a saber:
“Não adianta odiar todas as Rosas, porque apenas uma delas te feriu”
Esse ensinamento se encaixa perfeitamente nesse contexto.
Convivemos com pessoas e pessoas são imprevisíveis. Cada profissional tem um perfil, uma cultura, crenças e valores distintos. Não dá pra querer que todos sejam como você.
Cada um irá agir e reagir de forma diferente. O que irá facilitar as relações, principalmente as profissionais, será como você lida com os altos e baixos. Como você reage diante de críticas, fofocas, prejulgamentos…
Profissionais com a autoestima elevada são capazes de se sentirem mais seguros diante desses julgamentos e assim reagirem mais rápido de forma positiva.
Vivemos em um Universo onde todos e tudo estão conectados. Toda ação trará uma reação.
Aprenda a enxergar o que há de melhor em cada um. Releve os deslizes, os seus e os do outro. Não crie grandes expectativas e comemore a vida.
Na minha opinião, o segredo é viver o momento, planejar o futuro próspero e ser quem de fato você é. E se tornar cada dia mais humano e mais feliz com o que você tem e com quem você se torna a cada dia!
Gostou do artigo? Quer saber mais como aumentar sua autoestima para se sentir seguro diante de julgamentos? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
GHA Gestão de Negócios
Confira também: Ano novo, novas oportunidades
Participe da Conversa