Lean Governance: A Chave para os Desafios do Século XXI
Em um meio ambiente extremamente agressivo, o século 21 nos traz certamente muitas incertezas e desafios para a gestão dos negócios.
Essas incertezas vêm por cauda de uma mudança radical na forma de pensar, diferente do século 20 para o século 21. Saímos da era industrial e então entramos na era do conhecimento, com três variáveis que modificaram esse ambiente: velocidade, conhecimento e tecnologia.
Hoje vejo que os conselhos corporativos vêm aumentando cada vez mais em todos os níveis de negócio. Neste contexto volátil em que vivemos, com mudanças rápidas e impulsionadas pela tecnologia, certamente a expertise em governança corporativa se torna cada vez mais valiosa.
Eduardo Gomes, um estrategista e executivo C-Level com vasta experiência em Governança Corporativa, nos fornece diretrizes práticas para navegar por essas águas turbulentas. Membro de diversos conselhos corporativos, ele desvenda como enfrentar eficazmente as incertezas deste século, oferecendo um caminho para tornar empresas, de fato, mais eficazes, produtivas e lucrativas.
a) Governança Corporativa
Atua no seu todo no meio ambiente, na sociedade, nos setores, nos clientes, no governo, nos fornecedores bem como nas demais partes interessadas, através da ética com fundamento da governança corporativa, tendo como princípios: integridade; transparência; equidade; responsabilidade e sustentabilidade (IBGC).
b) Extrema incerteza
A qualidade decisória nos cenários que vem trazendo neste século desde o final do século 20, VUCA, BANI, etc., Inovação, Profusão de dados; mudanças contínuas, velocidade, riscos entre outros, nos leva a uma extrema incerteza no Eco ambiental; social e Governança, gerando as pressões a saber:
- Clima geopolítico;
- Disrupção da cadeia de suprimentos;
- Mudanças na política monetária;
- Mudanças demográficas;
- Inovação tecnológicas em rítmico acelerado;
- Pressões dos investidores;
- Pressão por transparência;
- Ameaça muito forte de litígios.
A estrutura da Governança Corporativa representa um conjunto de agentes na tomada de decisão:
- Sócios/Investidores;
- Conselho de administração;
- Diretor presidente;
- Diretoria e suas composições.
E então quais os desafios dos conselhos?
- As condições econômicas atuais;
- Estratégia e a disponibilidade de capital;
- Inovação e evolução das tecnologias;
- Retenção de Talentos;
- Segurança cibernética e privacidade de dados.
Em um cenário de negócios em constante mudança e repleto de incertezas, a Lean Governance se apresenta, de fato, como um modelo essencial para otimizar a tomada de decisão e responder com agilidade aos desafios do século 21. Desde a governança corporativa até a gestão de riscos e inovações tecnológicas, esse framework oferece ferramentas práticas para garantir que sua empresa esteja sempre um passo à frente.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Lean Governance? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.
Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/
Fonte: Board Academy, set/23
Confira também: Aprenda como Superar Seus Talentos e Maximizar Suas Habilidades!
Participe da Conversa