Poucos ainda sabem que 30 de agosto é o Dia Nacional do Perdão. Mas por qual motivo é tão importante ter uma data para o Perdão?
Há muitos motivos que podemos citar. O mais importante é o fato de Perdoar e Libertar-se de algo ruim, lembrança negativa, emoção negativa que pode travar sua vida e fazer mal a você.
Cada pessoa deve harmonizar sua energia pessoal para se sentir bem e equilibrado, pois assim terá ânimo para ser mais feliz e realizar seus objetivos pessoais e profissionais.
Só que para muitas pessoas, por mais que façam planos ou sonhem com algo que querem muito, seja pessoal e profissional, ou busquem a felicidade, parece que algo impende ou atrapalha e elas ficam no meio do caminho de mãos abanando, sem a tal felicidade ou vendo os sonhos naufragarem.
O que será que está errado? É algo ou alguém atrapalhando? É olho gordo? Inveja? Será que ir à igreja rezar, ao centro espírita tomar um passe ou a um templo falar com o pastor irá ajudar a descobrir o que está errado e o que é possível fazer para mudar a situação?
Claro que vai ajudar, ainda mais quando a pessoa deseja mudar o que está errado e vai atrás de esclarecimento, orientação e ajuda.
Pode também rezar e pedir a Deus e aos seus Mentores que mostrem o que está errado e deem o caminho para a cura. Mas, mesmo orando com fé e fervor, parece que temos nenhum resultado ou melhora de nosso estado de letargia. O que ocorre? Qual é o erro?
A resposta está no conhecimento da Seicho-No-Ie, quando ela explica sobre o perdão. Veja o que dizem: “Quando não se alcança o almejado apesar de orar fervorosamente, às vezes há uma causa mental oculta: não se perdoou a alguma pessoa. Quando odiamos alguém, esse ódio se infiltra em nosso subconsciente e, mesmo que o esqueçamos no consciente, ele continua latente. Tendo ódio no subconsciente, a oração torna-se inútil, ainda que seja fervorosa. Portanto, é necessário, antes de orar por algo, fazer oração de perdão. Quem perdoa é perdoado.”
Eu diria mais. Quando não perdoamos algo, alguém ou uma situação, ficamos presos a estas pessoas e situações que nos travam no passado. Ficar preso no passado significa estagnação, não conseguir progredir, ter sucesso e realizar seus sonhos. Temos que perdoar estas pessoas e situações para nos libertar, abrir os caminhos e evoluir. Ter a coragem de perdoar quem nos magoou, traiu ou machucou.
Há muitas orações de perdão. Abaixo indico uma que considero bem poderosa. Faça a oração todos os dias pensando nas pessoas e situações que queira perdoar. Faça de verdade. Vai doer. Mas liberte-se.
Oração do perdão de Chico Xavier
“Senhor Jesus!
Ensina-nos a perdoar, conforme nos perdoaste e nos perdoas, a cada passo da vida.
Auxilia-nos a compreender que o perdão é o poder capaz de extinguir o mal.
Induze-nos a reconhecer nos irmãos que a treva infelicita filhos de Deus, tanto quanto nós, e que nos cabe a obrigação de interpretá-los na condição de doentes, necessitados de assistência e de amor.
Senhor Jesus, sempre que nos sintamos vítimas das atitudes de alguém, faze-nos entender que também somos suscetíveis de erros e que, por isso mesmo, as faltas alheias poderiam ser nossas.
Senhor, sabemos o que seja o perdão das ofensas, mas compadece-te de nós e ensina-nos a praticá-lo.
Assim seja! ”
Participe da Conversa