fbpx

Lições do esporte para a carreira!

Veja algumas lições que você pode aprender com o esporte e aplicar na sua carreira. Conheça as experiências de vida e superação de quatro brasileiros que irão motivar você na busca pela excelência na sua carreira.

Olá queridos leitores! Em ritmo de olimpíadas, gostaria de compartilhar algumas lições que podemos aprender com o esporte e aplicar na carreira. Selecionei quatro atletas e suas experiências de vida e superação. Boa leitura!

1- Kaká:

O jogador de futebol passou por alguns sufocos. Aos dezoito anos e com destaque na equipe do São Paulo, sofreu a fratura de uma vértebra. O diagnóstico dos médicos foi o pior possível: você não voltará a jogar. Mas, felizmente, ele não aceitou esse triste fim. Reergueu-se com muito esforço buscando ajuda e preparo técnico, espiritual, tático, mental e físico. As lições que ficaram mudaram a sua vida. O jogador comenta: “ganhar ou perder, tanto na vida, quanto no esporte, está fora do nosso controle. Aprendi que a derrota faz parte e que nós precisamos tirar as maiores lições dela. Só assim poderemos nos tornar, de fato, melhores”.

2- Ayrton Senna:

Obstinado, meticuloso, persistente e resiliente. Características que fizeram de Ayrton Senna tricampeão mundial da Fórmula I. Um líder admirado e um empreendedor na sua própria carreira. Uma de suas maiores lições foi em relação à autenticidade: “O que importa é ser quem você é, não deixar que os outros perturbem você. Eles querem que você seja diferente. Você tem que ser o que é”.

3- Marta:

Todos sabem os preconceitos e a falta de incentivo enfrentado pelo futebol feminino. Com todos esses desafios, Marta afirma que somente conquistou o título de melhor jogadora do mundo cinco vezes consecutivas por sua insistência.

“Tive oportunidades ao longo da vida – e as agarrei da melhor forma que pude –, mas não esqueço das minhas origens. E penso que é assim quem devemos gerir nossa carreira profissional: com foco nas portas que se abrem; com atenção especial ao futuro que se desenha, tentando sempre antecipar as divididas. Mas com a memória sempre ligada nas nossas raízes, para que a vida não nos deixe esquecer quem realmente somos”.

4- Bernardinho:

Líder admirado e reconhecido por ter conquistado cinco medalhas olímpicas consecutivas como treinador, Bernardino sempre foi muito dedicado e disciplinado em todos os aspectos de sua vida. Sua persistência e disciplina o tornaram um dos maiores técnicos de vôlei do mundo. Segundo ele, o líder deve ser transparente e autêntico. E afirma que: “É preciso ficar atento à genialidade, determinação e, especialmente, paixão. Se no esporte os talentos são movidos a replay, no mundo corporativo esse indicador vem por meio de resultados, números e eficiência permanente”.

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa