Querido gestor, hoje minha conversa é diretamente contigo. Como você define a sua forma de liderar pessoas? Você sabia que desenvolvimento de equipes e liderança são os temas de maiores gaps nas organizações?
As queixas são sempre as mesmas: não tenho um líder que me direciona para o aprendizado, não recebo feedback, a maneira que ele fala é apenas na cobrança de resultados, entre outras.
Uma coisa é fato: estamos na era da transformação, com profissionais que não querem apenas ser mais um. Não querem apenas estabilidade, reconhecimento e dinheiro. Eles querem encontrar um trabalho que possam verdadeiramente contribuir. Buscam fazer parte de algo maior, que faça sentido de acordo com seus valores, propósito de vida e brilhe seus olhos. Portanto, meu querido gestor, a era do manda quem pode, obedece quem tem juízo acabou.
Isso não quer dizer, que é para deixar a equipe fazer o que quer, sem regras e foco em resultados. Muitos líderes acreditam fortemente nisso quando falamos de propósito nas organizações. Mas a sacada que não se nota por alguns é que este será o grande diferencial competitivo das empresas a médio prazo. Onde pessoas altamente engajadas, entregam projetos inovadores em soluções e resultados.
E como conseguem isso? Com uma liderança que mostre a importância daquele profissional para a organização.
Alguns erros que os gestores mais cometem com alguns caminhos para ação:
- Não conhecer o potencial de sua equipe e suas aspirações. Procure mapear os talentos de cada colaborador e trace planos personalizados de desenvolvimento de habilidades, projetos e carreira. Pode assim, explorar o que cada pessoa tem de melhor para os resultados da empresa;
- Ser engolido pelo dia a dia da operação e não conversar com seu time. Ei! Os resultados vêm pelas pessoas, portanto, direcione como podem contribuir ainda mais;
- Não dar feedback sobre os seus pontos positivos. Não aponte apenas falhas e fale apenas de atividades. Mostre se o colaborador está no caminho certo, como estão suas atitudes. Reconhecimento não é apenas em dinheiro, mas no valor que você dá ao outro também pelas palavras; #ficaadica
- Dizer apenas “o que” precisa ser feito e não o seu “porquê”. Os profissionais buscam por significado no que fazem; mostre o seu papel naquele projeto.
O melhor remédio para uma liderança de sucesso é a comunicação e o exemplo. Olhe para seus pontos fortes e adapte seu estilo à equipe. Apenas mandar de forma arrogante ou “delargar” as atividades, só gera distanciamento.
Já que estamos na era da transformação, comece por você através do autoconhecimento. Faça uma avaliação de como está sua gestão, peça feedback para pares, colaboradores e parceiros de projetos. Crie seu próprio plano de ação. Esta é uma atitude que mostra exemplo de humildade e humanidade, afinal você não é perfeito.
Mostre respeito e importância para sua equipe. Também deixe claro o que espera de todos para o desenvolvimento das atividades. Grandes resultados são gerados pelo encontro das competências e engajamento de sua equipe com a maestria do líder. Com esta super sacada em mãos, que tal brilhar na sua liderança, inspirando sua equipe com seu exemplo?
Participe da Conversa