Compartilhar conhecimento com os alunos requer dos professores liderança, competência e responsabilidade, para promover atitudes e comportamentos.
O Líder Educacional representa a mediação entre o aprendizado e o aprendiz!
Existem diversos estilos de liderança, porém nas escolas observamos com mais frequência os estilos autoritário, democrático e liberal:
O estilo Autoritário tem sua atuação verticalizada, o educador dita as regras e os limites e os aprendizes obedecem, todas as tarefas são apontadas pelo líder.
O estilo Democrático é caracterizado pela empatia, permitindo a discussão, o debate, troca de informações e experiências.
O estilo Liberal permite uma autonomia maior por parte dos aprendizes, todas as decisões são tomadas em grupo, após consenso entre o grupo e o educador.
A função do Líder Educacional, no caso o Professor, visa o bom desempenho educacional do aprendiz, ele tem uma participação importante na formação dos talentos de futuros profissionais!
Talento é uma palavra original do latim, trata-se da capacidade de exercer uma atividade ou ocupação, está relacionado com a aptidão, inteligência, habilidades… Alguns talentos são inatos e outros são desenvolvidos e aperfeiçoados.
E para obter bons resultados é preciso que o professor tenha flexibilidade no estilo de liderança, considerando a situação, os aprendizes, os conteúdos a serem transmitidos, os objetivos, o processo…
O Líder, antes de qualquer estilo de liderança, deve ter responsabilidade e empatia, transmitir confiança e respeito para os seus liderados. A liderança pode e deve ser aperfeiçoada constantemente!
Investir no desenvolvimento de liderança dos professores é extremamente benéfico, tanto para a escola, quanto para os aprendizes.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa